A confecção dos balões de papel em Bolívar, Cauca, é uma tradição profundamente enraizada na população artística e se tornou uma verdadeira arte popular, onde a chave é a habilidade e criatividade.

Os 100 anos de vôo em vídeo (Dez./2009) conta a história dos balões e como ela tem sido o desenvolvimento o concurso dos balões gigantes em Bolívar, Cauca, na Colômbia.

Carnaval de Brancos e Negros – Bolívar, Cauca – 2011
Projeto apoiado pelo Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Cultural

1 de janeiro de 2011
Localização: Bolívar, Cauca
Data: Janeiro 3 dias

Bolívar, Cauca, deteve o Carnaval de Negros e Brancos durante três dias de janeiro, com desfiles, festivais, amostras de dança, concursos, jogos tradicionais carros alegóricos e preto e branco. Estes partidos, conhecida por sua precedente em dezembro, com a queima de taitapuros, bonecos semelhantes ao ano de idade, onde ele conhece todas as pessoas para fora do velho e do novo ano com o carnaval.
Para o povo de Bolívar, Cauca, chegou o momento de sua festa em preto e branco que ocorre em 23 de Janeiro que irá mostrar o artesanato, danças, apresentações musicais, exposições e desfiles para ser concluída pela população e os habitantes dos municípios próximos Bolivar.

Esta exposição celebra a criação da TaitaPuros de várias idades e que caracterizam os personagens nativos  em proporções gigantes, seja em tamanho e movimento, mas também desfruta-se do grande espetáculo dos 3.500 balões de ar quente soltos  ao mesmo tempo.

Este carnaval é organizado pela Câmara Municipal de Bolívar e apoiado pelo Programa Nacional de conservação do Patrimônio Cultural.

 

Este post tem 2 comentários

  1. Rogerio

    Que coisa incrível, e que habilidade esse pessoal tem para fazerem balões de recorte, impressionante. Mas o mais legal, foi o menino saindo de casa com um balãozinho comum, correndo pela rua. Se um dos nossos filhos ou netos ousarem a fazer isso aqui, estamos presos por corrupção de menores. Que triste.

  2. Pepe de Prado

    MARAVILLOSO¡¡¡¡¡¡

    Llevo 40 años trabajando con globos.
    Actualmente estoy escribiendo unos manuales para enseñanza en las escuelas.
    Creo que solo me quedaba CAUCA, son magníficos.
    NO PIERDAN NUNCA SU IDENTIDAD.

    Manden me su correo electrónico.
    SALUDOS DESDE ESPAÑA

Deixe um comentário