Entre 14 e 25 de agosto realiza-se todo ano a festa de São Roque padroeiro da cidade de Betanzos, localizada na região da Galícia – Espanha. Festa de interesse turístico nacional dentre muitas atrações da festa, a mais esperada que é o lançamento do maior globo de papel solto na Europa, considerado patrimônio cultural imaterial o Globo de Betanzos se tornou ícone da festa trazendo um público todo ano em torno de 50.000 pessoas.

Vale ressaltar que o lançamento deste balão acontece desde 1875 no meio da cidade, entre prédios com todo aparato de segurança e não se tem notícias de incêndios tanto no momento do lançamento como na sua descida.

Este é um exemplo de preservação de uma cultura e que os responsáveis aqui no Brasil podem seguir para mudarmos a visão dos balões juninos que lutamos para preservar.

O Balão junino é arte, folclore e cultura garantido nos art. 5, 215 e 216 da nossa constituição federal e pelo decreto 5753 que promulga Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

Este post tem um comentário

  1. manoel meirinho

    pena que as nossos autoridades nao dao importancia a cultura popular. pelo contrario tachan-nos de bandidos. em outros paises é diferente. enquanto isso nossos jovens cada vez mais violentos e envolvidos com drogas.

Deixe um comentário