Nossa História

 

Tudo começou no dia 17 de setembro de 1997. Estavamos na Praça da Alimentação do Norte Shoping de Del Castilho, Rio de Janeiro, CIDADE MARAVILHOSA, e criamos o “AMIGOS DO BALÃO”.

ÉRAMOS 12…

Meses depois, no dia 12 de fevereiro de 1998, o EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL FERNANDO HENRIQUE CARDOSO sancionou a Lei 9.605, de 1998, conhecida como Lei do Meio Ambiente, cujo artigo 42, de redação imprópria, prescreve crime “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas ….”. Este artigo mutila as liberdades asseguradas na Constituição da República Federativa do Brasil, Art 5, inciso IX, e que estão consagradas na DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM. Lei ordinária que não observa princípios indispensáveis para a formulação de norma restritiva.
Nesse momento, na rua Clarimundo de Melo, 560, Piedade, nossa atual sede, fundamos o MOVIMENTO NACIONAL PARA DESCRIMINALIZAÇÃO DO BALÃO JUNINO.

Promovemos o primeiro ENCONTRO NACIONAL DOS APRECIADORES DO BALÃO JUNINO sob o tema VIVER O MUNDO COLORIDO.

Em memoráveis horas, em nossa sede, irmanados aos AMIGOS DO BALÃO de SÃO PAULO, PARANÁ, RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS, BAHIA, mostramos nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 1998, os últimos 50 anos do Balão Junino, por fotografias, pôsteres, em de fitas de vídeo e slides.

Finalmente, encerrando 1998 pleno de sucesso, realizamos na sede da rua Camerino 114, Centro, o segundo ENCONTRO NACIONAL DOS APRECIADORES DO BALÃO JUNINO, nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 de dezembro, em atenção ao honroso convite do Presidente do Clube de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, ilustre Cel GUILHERME DE MORAES NETO. Este gesto de solidariedade e carinho à SAB expressa a inequívoca prova de respeito desta Instituição à Cultura Popular e às tradições mais caras da nossa população.

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification