A união faz a força – Lei Federal prestes de ser uma realidade

As entidades Sociedade Amigos do Balão – SAB, Somos Arte papel e Cola – SAPEC e representantes dos baloeiros de São Paulo realizaram em 06/04/2013 reunião no gabinete do Deputado Hugo Leal – PSC – RJ com a presença de sua equipe técnica para discutirmos o texto do projeto de lei já desenhado por nós e ajustado nos moldes técnicos por seu assessor jurídico. Durante cinco horas debatemos item a item e por fim ouvimos do deputado o comprometimento com a nossa causa e provavelmente até julho o projeto estará tramitando.

Reunião Hugo Leal

Não podemos dar detalhes do projeto mas adiantamos que nele estamos garantindo o balão junino como parte integrante de nossas festas e consequentemente patrimônio do nosso folclore.

Reunião Hugo Lelal 2

Tenho a dizer a todos os baloeiros comprometidos coma nossa causa que estamos trabalhando para a tão sonhada regulamentação, somos uma pequena parte dessa caminhada, vamos precisar de muito mais depois que o projeto de fato começar a tramitar em Brasília, muito provavelmente teremos que estar lá pedindo nas diversas comissões pela sua aprovação.

Preparem-se lideres de equipes, teremos de fazer caravanas para mostrar a nossa força!!!

67 Responses to A união faz a força – Lei Federal prestes de ser uma realidade

  1. Eduardo disse:

    Parabéns a todos os envolvidos…e viva o balão……….

  2. muhammad abdel latif disse:

    Olá galera!
    Parabéns pela iniciativa!!!!!
    Quando precisar, estamos junto!

  3. Douglas (Varandinha - RJ) disse:

    Emocionado…

    Por motivos mais fortes, eu não posso mais estar tão envolvido com o balão, que muito tempo foi minha vida, minha paixão, meu ar. Pode parecer exagero, mas não é. E aos poucos fui vendo tudo se desfazer, os festivais desaparecendo até que findou-se…
    Rezo a Deus por todos os envolvidos nesta iniciativa.
    Começando pelo Humberto Pinto até o Marcos Real, que por várias vezes participou com seus balões em nosso festival (Varandinha) saudosos tempos. Espero que a ignorância de alguns não nos atrapalhe e que uma força maior ilumine suas mentes.

    Fiquem com Deus

    Douglas Carvalho

  4. rodolfo antares balões disse:

    Parabéns a SAB, SAPEC, UNIÃO AP E ASCEAPEG. A comunidade do balão precisa de representantes como vocês, aguerridos na causa. Pode contar conosco para o que precisar.

  5. MUITO MAIS ALÉM DE UMA EVENTUAL DESCRIMINALIZAÇÃO É A MUDANÇA NO TIPO DE COMPORTAMENTO E ATITUDES EM RESGATES URBANOS ENTRE OUTROS.

  6. Silvio disse:

    Se Deus quiser o sonho vai se tornar realidade ..
    Agradeço a todos envolvidos no projeto ..
    Obrigado de Coração & Favela sao paulo zona sul

  7. fabio marcelo gorni lobosco disse:

    sempre sonhei com essa possibilidade nunca deixei de soltar meus juninos por causa da repressão amo a arte amo o balão sempre tive envolvido direta ou indiretamente agradeço aos envolvidos nesse projeto e que tenhamos mais essa vitoria…E pra galera dos resgates vamos ter mais organização quem chegar primeiro leva… abraços a todos!!!!

    • elizeo disse:

      galera do resgate mas a maioria ta queimando a cara invadindo as casas e fazendo bagunça com as motos e carros em baixo dos balao
      vamos mostrar educaçao no resgates pedindo o balao quando cai em casas ou comercio por favor nao ivadam residencias !!!

  8. Dialogo, respeito, hombridade, responsabilidade. A luta continua e a vitoria esta próxima.
    E caberá a nós do lado cá e que seremos beneficiados por esta vitoria mantermos a responsabilidade. Liberdade gera responsabilidade, e assim será a melhor maneira de homenagearmos a esses lutadores que com coragem vem enfrentado todo um sistema.
    Assim como o SOLAR, ainda sonho em ver o “NOSSO JUNINO’, viajando, enfeitando e iluminando o nosso Céu do BRASIL.
    Minha nona sempre falava que “a males que vem para o bem”. Só agora depois dos 50 entendo, pois esta dificuldade serviu para eliminar aqueles que iam apenas no embalo, restando sempre aqueles que realmente amam a arte.
    Reforço a ideia de encontrar a maneira de abrandar o resgate (dialogo e educação). E uma vez que atividade esteja regulamentada, aqueles que insistirem no desrespeito sofreram a devida sanção. Lembrando sempre que não adianta simplesmente punir, pois ai gera a revolta.
    Forte abraço a todos.
    Néco (turma do Bela-SP, que não acabou)

  9. Mauro Augusto disse:

    A grande maioria das reportagens que envolve o Balão, são os resgates que estão em evidência. Mostrando infelizmente centenas de pessoas que se dizem “baloeiros” mas na verdade só estão ali para destruir o próprio balão e os locais onde os mesmos vem a descer (telhados, portões, cercas, etc)
    É triste, e muitas vezes constrangedora, quando alguém comenta que a casa de alguém foi invadida e fizeram baderna por causa de um balão. Tenho obsoluta certeza que existe uma forma civilizada de realizar um resgate. Precisamos buscar uma forma de realizar os resgates sem que haja invasões, destruições do patrimônio alheio, brigas, etc. . . . O resgate precisa ser a continuação do trabalho da equipe.

  10. Silvano disse:

    Parabéns pela iniciativa, vamos mostrar agora que união não faz apenas açucar é hora de mostrar que não somos marginais e sim pessoas de bem que tem um hobby maravilhoso que se chama balão !

  11. renato moreira disse:

    nossas festas juninas com juninos até 3 metros seria um sonho real para nos e para nossos filhos terem uma lembrança feliz de nossa arte.

  12. Parabéns aos envolvidos diretamente neste projeto; sonhamos com esta conquista e concordo com as palavras do amigo Wallace; somos artistas na confecção, mas os resgates só mostram a destruição. Somos inimigos de nós mesmos!

  13. Balões Portugal / Turma Lusa de Lisboa se solidarizam com esta campanha nacional em prol do balão sãojoanino no Brasil, esperando em breve ver aprovada a lei e regulamento para a liberação do balão com ou sem fogo no país irmão.
    Disponibilizamos toda a informação das entidades baloeiras no Brasil em nossa página de BalõesPortugal sempre que seja necessário.
    Esta noticia já foi divulgada no nosso blog e estaremos sempre ao dispor para futuras publicações.
    “A vossa luta é também a nossa luta”
    Um abraço de toda a equipe de
    BALÕES PORTUGAL E TURMA LUSA DE LISBOA

    • sabrio disse:

      Oi Chico,

      Valeu pela força, sua ajuda é muito importante, vamos precisar de documentos oficiais de Portugal falando da cultura dos balões, principalmente da cidade do Porto. Se puder faça contato com Betanzos, me parece que o Globo já é patrimônio cultural da Galícia, um documento oficial seria de grande ajuda, o Brasil é estado parte da convenção da Unesco para preservação do patrimônio imaterial, esta convenção é universal, um pais que já tenha garantido um balão de papel como patrimônio seria de grande peso para nosso convencimento. A cidade de Bolívar/Cauca na Colômbia me parece que também já tem esse trabalho.

      Pode manter contato comigo pelo e-mail – mourareal@terra.com.br

      Abraço,

      Marcos Real
      SAB

  14. marcio fernandes disse:

    A hora é essa em todo esse tempo em que teve totalmente proibido nunca tivemos tao perto de um resultado que pode ser positivo, lembro que não basta só legalizar, a galera tem que ter a cabeça no lugar respeitar as regras e não sair destruindo tudo quando houver resgate, um resgate bem organizado se preoculpando mais com o bem material das pessoas do que propiamente o bala seremos bem visto pelo jornal e autoridades

  15. Aos Amigos do Balão

    De 1998 a 2013. Quase 15 anos de luta para a descriminalização e regulamentação do balão – balão junino. Um sonho! “Balão, só com amor se faz”! Como diz Biluca. Está acesa a luz no fim do túnel. Que DEUS continue a guiar os amigos que participam desse esforço e iluminar nossos legisladores para a legalização desse ícone das Festas Juninas.

    “O futuro a DEUS pertence”.

    • BOM DIA Sr. HUMBERTO ACOMPANHO PELO SSITE P L O ANDAMENTO DESTA LUTA, ASSIM COMO O B S F TEM SIDO UMA MUDANÇA E AO MESMO TEMPO UMA CONQUISTA; CONQUISTA MAIOR QUE A POSSÍVEL DESCRIMININALIZAÇÃO SERÁ A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM RESGATES, LIMITES, ATITUDES E OUTROS FATORES INDIVIDUAIS HÁ SE TORNAREM COLETIVOS. MAS DE QUALQUER FORMA É UM AVANÇO SGNIFICATIVO SEM DÚVIDA.

  16. Cyro José disse:

    Quero parabenizar a SAB,sapec,baloeiros de SP,ao Sr.deputado Hugo Leal,e a todos que se encontram engajados nessa grande luta,que está apenas começando.
    Verdadeiramente;a UNIÃO faz a força.
    Gostaria de aproveitar esse momento,para chamar a atenção da nação baloeira,da IMPORTÃNCIA de sabermos escolher os nossos candidatos,na hora de votarmos.Pre-
    cisamos ter nossos represntantes,tanto nas assembleias
    legislativas,quanto no congresso nacional.CHEGA DE VOTAR EM QUEM NÃO RECONHECE O BALÃO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL do povo brasileiro.
    Saudações baloeiras!

  17. Agora e hora de nos baloeiros ter como meta a uniao, pensar no balao e tentar fazer o maximo possivel para passar um bom comportamento.

  18. Renato disse:

    a probilidade da bucha autoextinguivel ter entrado em questão ?

  19. walber disse:

    parabéns SAB,SAPEC E a todos, pelo empenho que desenvolvem em prol do balao junino e que nossa arte jamais acabará..

  20. wallace maciel disse:

    gostaria que todos os site de baloes fizessem uma campanha para conscientizar a galera do resgate,para nao corrermos o risco de ouvir besteira da imprensa mal feita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Kyplex Cloud Security Seal - Click for Verification