As festas de São João de Braga fazem parte do lote de nomeados para as 7 Maravilhas da Cultura Popular, concorrendo com seis elementos característicos a cinco das sete categorias a concurso. 7 Maravilhas da Cultura Popular é um concurso promovido pela RTP, que tem como objetivo “identificar e fomentar o reconhecimento do património cultural material e imaterial de Portugal, desde as lendas e mitos às feiras, romarias, músicas, danças, entre outras tradições”.

A Associação de Festas de São João de Braga, promotora da candidatura sanjoanina, levará a concurso, além das Festas de São João de Braga (Festas e Feiras), a Procissão de São João na categoria de Procissões e Romarias, a Dança do Rei David (Mourisca) como candidata a Música e Danças, os Gigantones e Cabeçudos como candidato a artefactos, tal como o Balão de São João e as Ervas de Cheiro à categoria Rituais e Costumes.

Para Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João, a nomeação destes traços característicos daquela que é a Maior Festa Popular de Portugal comprova a essência das sanjoaninas bracarenses.

“Preservar a tradição, vivenciar intensamente as Festas Sanjoaninas de Braga, dando a primazia àquilo que é o gosto popular, quer as atividades de animação musical, venda ambulante, diversões, lúdicas e a marca religiosa que continua a ter uma forte expressão de participação popular, são uma marca indelével e de autenticidade cultural das Gentes do Minho e de Braga que nos distinguem e que nos orgulham”, destaca o responsável pela organização das sanjoaninas.

Note-se que as Festas de São João de Braga são, simultaneamente, as festas mais antigas dedicadas a São João Baptista e as maiores festas em honra ao santo, apresentando um programa diversificado e que levou às ruas de Braga, em 2019, mais de um milhão e meio de foliões.

Recorde-se que as festas, agendadas para junho de 2020, foram canceladas devido à pandemia COVID-19, num momento histórico, uma vez que não existe registo do seu cancelamento no passado.

Deixe um comentário