No início deste semestre, os alunos da segunda série, especificamente os que compõem a Turma Alfa, foram convidados por seu professor, Marcelo Menezes, a refletir sobre a seguinte questão: os balões juninos são apenas um traço da cultura nacional e, portanto, deveriam ser preservados, ou são uma atividade que põe em risco a sociedade, devendo por isso continuar sendo criminalizada? Após intenso debate, todos foram convidados a produzir suas dissertações, e o resultado pode ser visto clicando-se na coluna ali ao lado ou no link: http://letraseeartes.blogspot.com/search/label/Bal%C3%B5es%3A%20patrim%C3%B4nio%20cultural%20ou%20crime%20ambiental%3F

Só que o LetrasEEARtes foi mais além e convidou Marcos Jorge de Assis Real, 46 anos, empresário e Diretor Presidente da Socieade Amigos do Balão (SAB), sediada no Rio de Janeiro, no Encantado, para uma entrevista na coluna: Entre Vistas bastante esclarecedora.

A SAB defende a ideia de que é possível manter essa tradição viva de forma sustentável, ecológica e adequadamente enquadrada na Lei 9.605/98, que prescreve ser crime ambiental fabricar, vender e soltar balões que possam causar incêndios, crime passível de ser punido com até três anos de detenção. Os balões soltos pela SAB não têm bucha incandescente e se sustentam no ar apenas com o calor do sol. Leia a entrevista na íntegra e tire suas conclusões em http://letraseeartes.blogspot.com/search/label/Entre%20Vistas

Este post tem 11 comentários

  1. Eduardo

    Parabéns pela excelente entrevista Marcos!
    Fico orgulhoso em saber que tem pessoas como você a frente da nossa luta pelo balão.
    Parabéns também a SAB pelo trabalho que vem sendo feito.
    Segue link de um vídeo feito por mim, onde acredito que possa dizer algo a respeito das buchas alto-extinguíveis.
    Forte Abraço!
    http://www.youtube.com/watch?v=6vAnbQTcHvs

  2. sabrio

    Oi Marcelo,

    É problema no site, vou corrigir.

    Abraço.

  3. Marcos, agradecemos novamente pela sua participação em nosso blog. Sua entrevista foi bastante elogiada pela clareza da exposição e pela lógica em sua argumentação.
    Boa sorte em sua cruzada pela cultura e sucesso!

    Um abraço!
    Marcelo Menezes

  4. Rogerio

    Marcos mais uma vez parabèns pelo seu empenho em prol dos balões. Sua entrevista foi muito bem conduzida clara e objetiva. E concordo plenamente com você (SAB) por ser contra o gigantismo, os fogos e o resgate. Isso é que deixou o balão da forma que está hoje, criminalizado.

  5. Rogerio

    Acabou de dar uma reportagem agora, 03/09 às 19:25h na BAND onde foram apreendidos vários balões, fogos, bocas, fotos, trofeus, etc.. alem de serem presas 9 pessoas. Tudo isso em Curitiba. Foi dito que na semana passada um balão causou um incêndio numa fábrica de alcool em almte \tamandaré/PR.

  6. Leandro T Serpente

    Balão de 12 metros cai em prédio no Leblon e assusta moradores

    Rio – Bombeiros da Gávea foram acionados na manhã deste domingo para retirar um balão que caiu em um prédio na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, na Zona Sul.

    De acordo com os bombeiros, o artefato de 12 metros caiu na altura do número 266, dentro de um condomínio residêncial localizado ao lado do shopping Rio Design Center. O balão, que carregava a imagem de uma criança, já estava apagado no momento da queda, mas assustou moradores da área.

    Ninguém ficou ferido. O artefato foi recolhido por policiais do 23º BPM (Leblon).

    http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/9/balao_de_12_metros_cai_em_predio_no_leblon_e_assusta_moradores_189780.html

    1. sabrio

      Oi Leandro,

      Essa postagem é muito importante para constatarmos que os balões podem cair apagados e não causar incêndios, portanto dentro da lei. A imprensa divulga constantemente esses casos, o pior cego é aquele que não quer enxegar!!!

      Regulamentação do balão junino, já!!!

      Abraço,

      Marcos Real
      SAB

  7. Gabriel

    Galera, o que acham de fazermos um Protesto do bem, em São Paulo, Rio, Parana e Minas, de apoio ao balão, mostrar para nossa sociedade que somos do bem, que não somos criminosos, e podemos mudar essa lei que tanto discrimina nós. Tal protesto podemos escolher um dia e protestar em todas as cidades ao mesmo tempo, com a finalidade de chamar atenção positivamente.

    O que acham ??

  8. flavio dos santos

    vou sair um pouco da pergunta , sab eu estou querendo fazer um balão sem fogo pro festival de 2012 se alguém me denunciar que e estou fazendo balão e não sabe que é um ´balão sem fogo e me pega com o balão na bancada e me prender eu vou estar errado. vcs podem me orientar como devo proceder obrigado.

  9. flavio dos santos

    aguardo resposta em breve obrigado.

  10. flavio dos santos

    aguardo resposta em breve obrigado.

Deixe um comentário