Atenção a todos os sócios e baloeiros, a fiança que se paga na delegacia pode ser recuperada, caso tenha passado por algum constrangimento fique ciente desse seu direito.

Sócio da SAB em dia procure o nosso jurídico.

 

Restituição de fiança criminal: quando é possível a devolução integral?
A fiança criminal é restituída integralmente ao réu quando o mesmo for absolvido e a senteça absolutória transitar em julgado, ou seja, uma vez prestada, a fiança fica vinculada ao resultado da causa penal – absolvido o réu, há restituição integral.

Nesse sentido:

“DESCAMINHO. ART. 334, CAPUT, C/C ART. 29, AMBOS DO CP. PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA. APLICABILIDADE. INEXISTÊNCIA DE JUSTA CAUSA. CONDUTA ATÍPICA. RESTITUIÇÃO DE FIANÇA. 1. Na linha do entendimento consolidado pela colenda 4ª Seção desta Corte, adotando orientação dos Tribunais superiores, inexiste justa causa para a persecução penal pela suposta prática do crime de descaminho (CP, art. 334), quando aplicável à espé cie o princípio da insignificância, pois atípica a conduta denunciada. 2.Cabível a restituição integral da fiança, pois não houve quebra desta por parte do réu”. (TRF4, ACR 2008.72.10.000511-6, Sétima Turma, Relator Tadaaqui Hirose, D.E. 13/01/2010)

Outra hipótese de restituiçao integral ocorre quando houver a extinção da punibilidade.
O exemplo mais comum é o cumprimento da suspensão condicional do processo (art. 89 da Lei n° 9.099/95) sem revogação, hipótese em que é declarada a extinção da punibilidade (art. 89, § 5º, da Lei n° 9.099/95) e restituída integralmente a fiança.

Vale lembrar que na prescrição, a fiança ficará sujeita ao pagamento das custas, da indenização do dano e da multa, por força do art. 336, parágrafo único, do CPP, restituindo-se apenas o valor residual. O mesmo ocorre se o réu for condenado, hipótese em que descontam-se os valore s das custas, danos causados à vítima e eventuais honorários de advogado dativo, restituindo-se a sobra.

Portanto, a restituiçao integral ocorre quando houver a ABSOLVIÇÃO ou EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE (exceto em caso de prescrição), bastanto requerer ao juiz criminal a restituição, com fundamento no art. 337, do Código de Processo Penal.

Este post tem 2 comentários

  1. Lucas Machado

    Qual o prazo máximo para me restituirem a fiança? Meu processo ja foi suspenso e o prazo concluido dia 02 deste mes. Me informaram que vao me ligar daqui 2 meses pra me devolver a fiança com reajustes. Nao tem como fazer algo pra nao demorar esse tempo todo?

    1. sabrio

      Oi Lucas,

      Ligar para nosso jurídico Dr. Paulo – 7898-4547

Deixe um comentário