A vida diária é uma luta em Mianmar. Para a média local, dias de trabalho são preenchidos com longas horas de trabalho manual árduo, dos baixos salários e sem fins de semana ou tempo de férias. Considerando-se este calendário desgastante, festivais e férias são momentos especiais – uma chance para chutar para trás, relaxe e deixe solto. Em Mianmar, Estado Shan , uma das mais importantes destas festividades é o anual Festival de balão Taunggyi .

Ao longo deste evento anual, que esse ano acontece de 04 a 10 de novembro, as equipes competem para projetar e lançar o mais impressionante balões de ar quente: alguns gigantes em forma de pássaros, zebras e vacas , outros preenchidos com uma mistura potente de fogos de artifício, outros ainda elegantemente iluminada por velas tremeluzentes . Lançamento de cada balão é um símbolo de esperança budista para a purificação do pecado humano, delicadamente deslizando fora e desaparecendo no céu. Mais de 200 entradas, tais são lançados a cada estação do festival, continuamente crescente durante todo o dia e noite.

Em torno deste espetáculo magnífico dos balões de ar quente acontece um carnaval festivo: Muita bebida para esquentar o frio, rodas gigantes, barracas de jogos , fogueiras, comida típica e muitas crianças gritando de alegria com o espetáculo.

A oportunidade de visitar o Festival de balão Taunggyi  é obter em primeira mão o gosto deste evento maravilhoso.

 

Os balões
Embora Taunggyi é mais famoso por balões à noite, o de dia são igualmente impressionantes. Ao contrário dos lançamentos da noite, que explode com fogos de artifício coloridos, os lançamentos do dia mostram o artesanato de Mianmar, com muito colorido em forma de um animal diferente. No local do festival muitos balões de juntam para serem lançados, lentamente em criaturas de muitas formas  e criatividade: pombos curioso e vacas preguiçosas sobem e se afastam, levado ao sabor da brisa morna do inverno. Algumas solturas não têm tanta sorte: uma rajada de vento errante ou toque descuidado da tocha e as criações frágeis são consumidos pelo fogo .

Logo o sol começou a sumir por trás das colinas próximas, trazendo consigo uma expectativa de crescimento para o evento principal da noite: os balões de fogos de artifício. Antes de cada lançamento o balão é levado a uma fiscalização para checar o peso dos fogos de artifício. Um balão típico contém cerca de 75 quilos de explosivos, trazendo consigo o potencial para tanto prazer e colorido. Todos os visitantes são aconselhados a ficarem afastados como forma de precaução e evitar acidentes com queimaduras.

De repente o balão noturno com fogos começou a subir entre uma multidão, fogos brilhantes em silhueta contra o céu enegrecido. A multidão soltou um suspiro animado. O balão inflado para seu tamanho máximo, ansiosamente puxando sua cangalha abaixo. Os artesãos nervosamente olharam para meses de trabalho e preparação, e lançou a sua oferta ao seu destino. Ascensão do balão não foi espetacular no primeiro momento: preguiçosamente flutuando, sem saber de sua finalidade. Então, de repente, como se acionado por um ser celestial, a cangalha é acionada em forma de luz, som, cor e intensidade.

Ao longo das horas seguintes, entre 6 e 8 balões foram lançados aos poucos, cada um com seu show peculiar. O público passa a noite debaixo de tendas num verdadeiro carnaval, jogando e bebendo e comemorando com os moradores até o amanhecer. Então, chega a hora de ir para casa.

Muito breve, o sonho vívido que por todo o público em Taunggyi tinha ido embora: flutuando na minha memória como os balões de fogo frágil, desaparecendo lentamente no céu.

Deixe um comentário