Passou ontem(18/06/13) na televisão portuguesa no canal RTP 1, no programa “Portugal no Coração” que foi totalmente dedicado as festividades do S. João do Porto que vão decorrer no próximo fim de semana. No programa foram abordados várias tradições do S. João, entre as quais o Balão de S. João. Foram entrevistados o artista plastico Paulo Paes que se encontra com uma exposição de balões pneumáticos e com oficina para ensinar a fazer balões e também do nosso colega brasileiro Luciano Britto (Balão sem Fogo). Ambos estão divulgando com sucesso a arte baloeira do Brasil nesta cidade e na noite de S. João a Turma Lusa de Lisboa+ Turma Arte Invicta do Porto estarão juntos para lançar em conjunto diversos balões.
Veja o vídeo da reportagem, reparem ao apelo no programa solicitando as pessoas que apareçam na noite de S. João para lançar os balões. Puro contraste com os canais da Televisão do Brasil que só procuram denegrir e incriminar todos os artistas que se dedicam a esta arte.
Apelo a todos os praticantes e amigos do balão para fazerem o máximo de comentários sobre este acontecimento e que divulguem e partilhem nas vossas páginas este documentário.

Este post tem 4 comentários

  1. Para nós brasileiros isso parece uma situação impensável. Um prorama de televisão falando bem do balão, convidando o povo a participar da exposição e revoada de balões COM FOGO. Quem sabe um dia viveremos para ver. Podíamos fazer um protesto, que está na moda, para importarmos políticos, pois os nossos francamente.

  2. Lourenço Lima

    Não interessa a rede bobo de televisão, um milhão de pessoas nas ruas soltando balões e participando da festa. Querem e conseguem todas dentro de casa assistindo tv, a não ser que ela seja a dona do evento como ocorre com o samba e o futebol. Falar de nossos políticos Prefeitos e governadores é falar de seres comprometidos com a corrupção e que se borram todos com medo da rede bobo. Talvez apareça alguém de valor no meio político, após tantas passeatas e mortes. Alguém que tenha coragem e encare os mafiosos meios de comunicação do País. Não temos nem educação, quanto mais cultura. Destruir a cultura brasileira é o que rege a midiática e seus patrocinadores que só visam o lucro.

  3. Rogerio carlos valladares lopes

    Enquanto o poderio podre da midia nacional,não mudar,nos continuaremos sendo perseguidos,chamados da marginais e outros codinomes que essa midia hipocrita nos chamam, querem destruir a cultura do balão,com que interesse,tento enteder mas não consigo,varios lugares do mundo e permitido,leglizado,aqui no nosso pais e crime, depois essa midia fala em liberdade de expressão e fala de cultura,hipocritas eles são, depois nos brasileiros contamos piadas de portugueses, isso e o brasil da hipocresia.

  4. Nyk

    Estava aqui no meu terraço às 7:30 (hoje dia de São Pedro) e observei de longe um helicóptero no céu para lá e para cá, depois veio para mais perto e ficou entre a Água Santa, Abolição e Piedade e aqui no Encantado e ficou em círculos, achei estranho, logo em seguida chegou perto de dois balões pequenos e parou em cima de um, quando pegou fogo, eu falei só pode ser da Globo! Foi em direção ao Cachambi e não vi mais e 20 minutos depois estava voltando e indo para Jacarepaguá.
    Quem tem câmera filme!!! Isso é prova; não sei se ele vai abastecer e voltar mais tarde ou Domingo.
    Emissora canalha!!!
    Vou esperar mais tarde e soltar meus 9 balões pequenos.

Deixe um comentário