Cada vez mais vemos brasileiros no exterior sendo convidados a soltar balões de papel fino e passar nossas técnicas e habilidades.

Em 2011, esta fazendo 10 anos em que Tura é convidado a participar da Copa Ícaro, evento que acontece todo ano na segunda quinzena de setembro onde apresentam tudo ligado ao vôo, e por isso o balão de papel esta no contexto, a história de Santos Dumont começou com ele.

Com as amizades que fez na Copa Ícaro, Tura há dois anos também começou a ser convidado a participar do 17º Festival de Parapente, evento  que acontece na ilha de Açores – Portugal, onde participa de coletiva de imprensa no qual é perguntado: Por que no Brasil se proíbe os balões? Pois é meus amigos, acredito que todo baloeiro aqui no Brasil se pergunta também.

 

Esse ano, aproveitando sua viagem na qual passariam próximo a fronteira com a Espanha decidiu ir até Betanzos, em La Coruna – Espanha, para assistir o lançamento do famoso Globo de Betanzos, o maior balão de papel da Europa. Junto com Mônica, sua esposa, Egbert de Curitiba, e sua esposa também, se aventuraram por mais de 200 km onde chegaram no centro de Betanzos, se hospedaram e ficaram no aguardo desse momento mágico. Sem conhecer ninguém, Egbert começou a perguntar por Emílio Pita, responsável principal para soltura do globo, seguindo uma tradição de família, e com alguma insistência conseguiram se apresentar ao Emílio e que com toda atenção, deu-lhes uma ótima recepção convidando-lhes a assistirem todo o preparativo e lançamento, e ainda a comemoração pós lançamento. Sou capaz de afirmar que eles foram os primeiros baloeiros brasileiros que presenciaram essa soltura de mais de 136 anos.

A equipe Brasil (Tura, Mônica, Egbert e Leandro Serpente), no momento esta participando da 38º Copa Ícaro que esse ano acontece entre 22 a 25 de setembro.

A partir de 2009 outros brasileiros também começaram a se aventurar em outro país. Os paulistas foram os primeiros a serem convidados a participar de festivais no México e esse ano, após intercâmbio da SAB com a Liga de Globeiros do México, intermediamos a ida do Augusto da turma da Kombi que nesse momento esta participando do 4º festival Multicultural de Cantolla que acontece em Cerro de San Miguel, em Santa Ana Tlacotenco De Milpa Alta, DF. O brasileiro inicialmente convidado com passagem financiada pelo evento quase não embarca devido a  demora no envio da passagem, mas a vontade era tanta que o mesmo resolveu viajar com recursos próprios e esta lá representando nosso país.

Parabéns a turma da kombi por esse feito e em especial para a Fernanda que é a primeira mulher brasileira a participar desse intercâmbio internacional.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário