Em todo lugar que tem a tradição dos balões de papel ela esta ligada a religiosidade, só no Brasil querem, a força, retirar da nossa cultura os balões dos santos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Em nome da ecologia fazem um discurso hipócrita sobre os balões, tudo politicamente correto, mas quando o interesse financeiro fala mais alto, tudo muda, os relatórios de impacto ambiental são deixados de lado para o discurso do desenvolvimento e ampliação do emprego.

E a nossa cultura! Qual o valor da nossa cultura? Pois é, mensurar esse valor de maneira que justifique os riscos precisaríamos achar o caminho do dinheiro. O balão movimenta as indústrias de papel, fio de algodão, fitas adesivas, cola acrílica e pode alavancar o turismo da nossa cidade. A cidade de Betanzos na Espanha faz sua festa de São Roque, padroeiro da cidade, movimentando milhares de Euros, veio a se tornar festa de interesse turístico nacional e o ponto alto da festa é a soltura do maior balão da Europa – O globo de Betanzos com seus 25 m de altura.

A festa de São João na cidade do Porto – Portugal chegam a soltar mais de 3.000 balões de pequeno porte e temos depoimentos de bombeiros da brigada que nunca aconteceu incêndio provocado por balão, a festa movimenta o comércio e o turismo da cidade.

Camara municipal do Porto – Portugal e depoimento do bombeiro

Precisamos de governantes de mentes abertas, sem preconceitos e intolerância para garantir essa cultura popular tão enraizada entre a nossa população.

Este post tem um comentário

  1. FLAVIO RATO T.LITORAL

    um dia esses políticos idiotas vão ver que balão da dinheiro
    e vão liberar,pode até queimar as casas deles e vão até rir,dinheiro vai falar mais alto!

Deixe um comentário