Em 21/06/2011, mais de 11.000 balões foram soltos em Poznan, na noite de Kupala.
O evento, divulgado no Facebook atraiu mais 13.000 pessoas para comemorar “a noite mais romântica de Poznan”. Uma noite como nunca antes, de terça a quarta-feira celebrou-se a noite de verão, festa eslava associada ao solstício de verão.

Na noite mais curta do ano se estabeleceu em Poznań o recorde polonês em soltar mais balões para o céu. O evento foi organizado dentro da área pavimentada da Cultura Poznan, próximo a ponte, Rocha, lançados em conjunto os balões foram pro céu. A tradição de soltar balões de papel fino é conhecida desde 2000 anos. De acordo com a antiga crença, o desejo de cada um vai junto do balão para o céu.
É mais uma comprovação que o Brasil esta no caminho inverso de todas as culturas com o balão de papel fino. O Ministério da Cultura têm a obrigação de intervir e reconhecer o balão junino patrimônio cultural imaterial e assim estabelecermos a regulamentação onde daremos a manutenção da nossa cultura em conjunto com o desenvolvimento sustentável.

Este post tem 2 comentários

  1. Alexandre Bueno

    Saudades da infância onde eu soltava quantos eu quisesse… Mas 11.000 em só uma noite é meu sonho =)… parabéns… Vamos todos reunir os baloeiros do brasil e soltar 12.000

  2. Cyro José

    Quando vejo um acontecimento como esse,eu sinto que minha infância está sendo roubada por esses políticos corruptos,e por essa mídia hipócrita,mentirosa,indutora,for-
    madora de opinião,asquerosa,nojenta,exceto raras exceções;lideradas pela,por enquanto,maior rede que
    manda e desmanda nesse país,que pensávamos que perten-
    cia aos cidadãos brasileiros.Mas infelizmente pertence aos detentores do poder.O 1º mundo,se reune e celebra suas
    alegrias com balões,e nós,não podemos nem soltar um pequeno balãozinho japones;e até,para soltarmos balões sem fogo(que é o que diz na lei que eles mesmos criaram)
    temos que implorar autorizações aos facistas da “democracia”.TÔ de saco cheio desses caras!Na Polônia;
    na França;na Espanha,no México,na China,etc…;não deve
    ter florestas;rede elétrica;casas;indústrias;petróleo;aviões;
    e deve ser por isso que lá é permitido,e aquí,não.Saudações
    Baloeiras!

Deixe um comentário