As entidades Sociedade Amigos do Balão – SAB, Somos Arte papel e Cola – SAPEC e representantes dos baloeiros de São Paulo realizaram em 06/04/2013 reunião no gabinete do Deputado Hugo Leal – PSC – RJ com a presença de sua equipe técnica para discutirmos o texto do projeto de lei já desenhado por nós e ajustado nos moldes técnicos por seu assessor jurídico. Durante cinco horas debatemos item a item e por fim ouvimos do deputado o comprometimento com a nossa causa e provavelmente até julho o projeto estará tramitando.

Reunião Hugo Leal

Não podemos dar detalhes do projeto mas adiantamos que nele estamos garantindo o balão junino como parte integrante de nossas festas e consequentemente patrimônio do nosso folclore.

Reunião Hugo Lelal 2

Tenho a dizer a todos os baloeiros comprometidos coma nossa causa que estamos trabalhando para a tão sonhada regulamentação, somos uma pequena parte dessa caminhada, vamos precisar de muito mais depois que o projeto de fato começar a tramitar em Brasília, muito provavelmente teremos que estar lá pedindo nas diversas comissões pela sua aprovação.

Preparem-se lideres de equipes, teremos de fazer caravanas para mostrar a nossa força!!!

Este post tem 65 comentários

  1. wallace maciel

    gostaria que todos os site de baloes fizessem uma campanha para conscientizar a galera do resgate,para nao corrermos o risco de ouvir besteira da imprensa mal feita.

  2. walber

    parabéns SAB,SAPEC E a todos, pelo empenho que desenvolvem em prol do balao junino e que nossa arte jamais acabará..

  3. Renato

    a probilidade da bucha autoextinguivel ter entrado em questão ?

    1. sabrio

      O projeto contempla balão com fogo com autorização específica.

      1. Renato

        showw Sabrio . Doido pra ver e ler esse novo projeto parabéns a todos os envolvidos vcs são fod…s /

  4. Agora e hora de nos baloeiros ter como meta a uniao, pensar no balao e tentar fazer o maximo possivel para passar um bom comportamento.

  5. Cyro José

    Quero parabenizar a SAB,sapec,baloeiros de SP,ao Sr.deputado Hugo Leal,e a todos que se encontram engajados nessa grande luta,que está apenas começando.
    Verdadeiramente;a UNIÃO faz a força.
    Gostaria de aproveitar esse momento,para chamar a atenção da nação baloeira,da IMPORTÃNCIA de sabermos escolher os nossos candidatos,na hora de votarmos.Pre-
    cisamos ter nossos represntantes,tanto nas assembleias
    legislativas,quanto no congresso nacional.CHEGA DE VOTAR EM QUEM NÃO RECONHECE O BALÃO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL do povo brasileiro.
    Saudações baloeiras!

  6. Aos Amigos do Balão

    De 1998 a 2013. Quase 15 anos de luta para a descriminalização e regulamentação do balão – balão junino. Um sonho! “Balão, só com amor se faz”! Como diz Biluca. Está acesa a luz no fim do túnel. Que DEUS continue a guiar os amigos que participam desse esforço e iluminar nossos legisladores para a legalização desse ícone das Festas Juninas.

    “O futuro a DEUS pertence”.

    1. BOM DIA Sr. HUMBERTO ACOMPANHO PELO SSITE P L O ANDAMENTO DESTA LUTA, ASSIM COMO O B S F TEM SIDO UMA MUDANÇA E AO MESMO TEMPO UMA CONQUISTA; CONQUISTA MAIOR QUE A POSSÍVEL DESCRIMININALIZAÇÃO SERÁ A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM RESGATES, LIMITES, ATITUDES E OUTROS FATORES INDIVIDUAIS HÁ SE TORNAREM COLETIVOS. MAS DE QUALQUER FORMA É UM AVANÇO SGNIFICATIVO SEM DÚVIDA.

  7. marcio fernandes

    A hora é essa em todo esse tempo em que teve totalmente proibido nunca tivemos tao perto de um resultado que pode ser positivo, lembro que não basta só legalizar, a galera tem que ter a cabeça no lugar respeitar as regras e não sair destruindo tudo quando houver resgate, um resgate bem organizado se preoculpando mais com o bem material das pessoas do que propiamente o bala seremos bem visto pelo jornal e autoridades

  8. Balões Portugal / Turma Lusa de Lisboa se solidarizam com esta campanha nacional em prol do balão sãojoanino no Brasil, esperando em breve ver aprovada a lei e regulamento para a liberação do balão com ou sem fogo no país irmão.
    Disponibilizamos toda a informação das entidades baloeiras no Brasil em nossa página de BalõesPortugal sempre que seja necessário.
    Esta noticia já foi divulgada no nosso blog e estaremos sempre ao dispor para futuras publicações.
    “A vossa luta é também a nossa luta”
    Um abraço de toda a equipe de
    BALÕES PORTUGAL E TURMA LUSA DE LISBOA

    1. sabrio

      Oi Chico,

      Valeu pela força, sua ajuda é muito importante, vamos precisar de documentos oficiais de Portugal falando da cultura dos balões, principalmente da cidade do Porto. Se puder faça contato com Betanzos, me parece que o Globo já é patrimônio cultural da Galícia, um documento oficial seria de grande ajuda, o Brasil é estado parte da convenção da Unesco para preservação do patrimônio imaterial, esta convenção é universal, um pais que já tenha garantido um balão de papel como patrimônio seria de grande peso para nosso convencimento. A cidade de Bolívar/Cauca na Colômbia me parece que também já tem esse trabalho.

      Pode manter contato comigo pelo e-mail – mourareal@terra.com.br

      Abraço,

      Marcos Real
      SAB

  9. Parabéns aos envolvidos diretamente neste projeto; sonhamos com esta conquista e concordo com as palavras do amigo Wallace; somos artistas na confecção, mas os resgates só mostram a destruição. Somos inimigos de nós mesmos!

  10. renato moreira

    nossas festas juninas com juninos até 3 metros seria um sonho real para nos e para nossos filhos terem uma lembrança feliz de nossa arte.

    1. sabrio

      Oi Renato,

      No projeto o balão junino ficou definido até 2 m com bucha até 150g.

  11. Silvano

    Parabéns pela iniciativa, vamos mostrar agora que união não faz apenas açucar é hora de mostrar que não somos marginais e sim pessoas de bem que tem um hobby maravilhoso que se chama balão !

  12. Mauro Augusto

    A grande maioria das reportagens que envolve o Balão, são os resgates que estão em evidência. Mostrando infelizmente centenas de pessoas que se dizem “baloeiros” mas na verdade só estão ali para destruir o próprio balão e os locais onde os mesmos vem a descer (telhados, portões, cercas, etc)
    É triste, e muitas vezes constrangedora, quando alguém comenta que a casa de alguém foi invadida e fizeram baderna por causa de um balão. Tenho obsoluta certeza que existe uma forma civilizada de realizar um resgate. Precisamos buscar uma forma de realizar os resgates sem que haja invasões, destruições do patrimônio alheio, brigas, etc. . . . O resgate precisa ser a continuação do trabalho da equipe.

  13. Dialogo, respeito, hombridade, responsabilidade. A luta continua e a vitoria esta próxima.
    E caberá a nós do lado cá e que seremos beneficiados por esta vitoria mantermos a responsabilidade. Liberdade gera responsabilidade, e assim será a melhor maneira de homenagearmos a esses lutadores que com coragem vem enfrentado todo um sistema.
    Assim como o SOLAR, ainda sonho em ver o “NOSSO JUNINO’, viajando, enfeitando e iluminando o nosso Céu do BRASIL.
    Minha nona sempre falava que “a males que vem para o bem”. Só agora depois dos 50 entendo, pois esta dificuldade serviu para eliminar aqueles que iam apenas no embalo, restando sempre aqueles que realmente amam a arte.
    Reforço a ideia de encontrar a maneira de abrandar o resgate (dialogo e educação). E uma vez que atividade esteja regulamentada, aqueles que insistirem no desrespeito sofreram a devida sanção. Lembrando sempre que não adianta simplesmente punir, pois ai gera a revolta.
    Forte abraço a todos.
    Néco (turma do Bela-SP, que não acabou)

  14. fabio marcelo gorni lobosco

    sempre sonhei com essa possibilidade nunca deixei de soltar meus juninos por causa da repressão amo a arte amo o balão sempre tive envolvido direta ou indiretamente agradeço aos envolvidos nesse projeto e que tenhamos mais essa vitoria…E pra galera dos resgates vamos ter mais organização quem chegar primeiro leva… abraços a todos!!!!

    1. elizeo

      galera do resgate mas a maioria ta queimando a cara invadindo as casas e fazendo bagunça com as motos e carros em baixo dos balao
      vamos mostrar educaçao no resgates pedindo o balao quando cai em casas ou comercio por favor nao ivadam residencias !!!

  15. Silvio

    Se Deus quiser o sonho vai se tornar realidade ..
    Agradeço a todos envolvidos no projeto ..
    Obrigado de Coração & Favela sao paulo zona sul

  16. MUITO MAIS ALÉM DE UMA EVENTUAL DESCRIMINALIZAÇÃO É A MUDANÇA NO TIPO DE COMPORTAMENTO E ATITUDES EM RESGATES URBANOS ENTRE OUTROS.

  17. rodolfo antares balões

    Parabéns a SAB, SAPEC, UNIÃO AP E ASCEAPEG. A comunidade do balão precisa de representantes como vocês, aguerridos na causa. Pode contar conosco para o que precisar.

  18. Douglas (Varandinha - RJ)

    Emocionado…

    Por motivos mais fortes, eu não posso mais estar tão envolvido com o balão, que muito tempo foi minha vida, minha paixão, meu ar. Pode parecer exagero, mas não é. E aos poucos fui vendo tudo se desfazer, os festivais desaparecendo até que findou-se…
    Rezo a Deus por todos os envolvidos nesta iniciativa.
    Começando pelo Humberto Pinto até o Marcos Real, que por várias vezes participou com seus balões em nosso festival (Varandinha) saudosos tempos. Espero que a ignorância de alguns não nos atrapalhe e que uma força maior ilumine suas mentes.

    Fiquem com Deus

    Douglas Carvalho

  19. muhammad abdel latif

    Olá galera!
    Parabéns pela iniciativa!!!!!
    Quando precisar, estamos junto!

  20. Eduardo

    Parabéns a todos os envolvidos…e viva o balão……….

  21. waldir pereira gramacho d. de caxias

    parabens ! fico feliz e grato.
    tenho certeza que tudo vai dar certo. conte com apoio dos baloeiros da baixada.em breve iremos mostra que balão junino não e crime e sim art
    waldir do gramacho e familia.

  22. edson peres junior

    meu primeiro balão tinha 5 anos de idade então não concordo com essa lei que soltar balão é crime não vejo há hora de poder olhar novamente o céu colorido sou louco por balões souto ate hoje so não publico.

  23. Renata

    Balao e arte pra ser vista nao proibida crime e o que os politicos fazem com o povo. Viva o balao junino.

  24. elvis

    Crime? Se os governantes os legisladores ocupassem mais seus tempos governando para o povo ao inves de proibir o balao que so tras alegria une as familias e afasta nossos jovens das drogas e do verdadeiro crime. Cresci fazendo baloes e sinto falta daquela epoca em que se olhava para o ceuevia aqueles belos juninos cortando o ceu em uma bela noite de sao joao. Todos juntos pela legalizacao do balao junino. Forca sempre.

  25. Victor

    tomara q dê tudo certo mesmo!
    já passou da hora de sairmos da ‘marginalidade’

  26. Adailton Barbosa

    Devemos nos unir para que está Lei se torne realidade.

    Parabéns a todos!

  27. matheus costa

    espero que nossa tao querida pratica seja vista como algo tao importante na nossa cultura,e que os que criticam revejam seus conceitos e ideias,pois nao sabem que existem verdairamente pessoas de bem e de caráter envolvidas nessa arte…eu digo pessoas que sao os verdadeiros baloeiros que vão pra bancada e representaõ na confecçao , nao aqueles que se consideram só por correrem atras de baloes e que na verdade sao um tremendos bagunceiros que só queimam a imagem da nossa arte… espero que num futuro próximo nós seres humanos mudem a forma de pensar e evoluam para uma sociedade de respeito,justiça e liberdade e que os bons costumes nao sejam esquecidos,”A QUE SAUDADE EU TENHO DO PASSADO”, das boas épocas que se foram, eu fico pensando ás vezes será que elas um dia voltarão????ficO em busca de uma resposta, quem sabe um dia conseguiremos ela….baloeiro eterno rio de janeiro ,niteói

  28. Nícolas

    Tomará que aprove, mas com essa reportagem, manchando a imagem do junino.
    Três balões pegando fogo devido À EXCESSO DE PESO! (será que é tão difícil colocar pouco peso).
    Resgates com discusões, invasões em domicílio (este crime federal).
    Escondendo a placa de um helicópitero com se fosse um criminoso.
    Tentando fugir do mesmo que nem um maluco pela rua fazendo.
    Direção perigosa (perda da carteira, multa e retenção do veículo)
    Ultrapassagem irregular (multa)
    Avanço de sinal (multa)
    Risco de atropelamento (multa, suspensão da carteira e retenção do veículo)
    Contra mão. (multa)
    Etc.
    Agora sabem o que a GLOBO vai fazer?
    Seguir os carros com o balão dentro e chamar a polícia por rádio até alcançá-los; portanto não vai adiantar fugir, pois o helicópitero vai estar em cima seguindo e indicando a localização e as imagens vão ser as provas do crime.
    Além disso, vão pedir para as pessoas denunciarem onde todos estão.
    É uma pena isso hoje existir, tenho saudades dos anos 80 onde ainda existia amor verdadiro pelo balão e respeito com o bem das pessoas.

  29. As imagens de hoje, 23.04.2013, dia de São Jorge, feriado no Rio, foram muito preocupantes. A inconsequência de alguns pode colocar a perder o trabalho sério da descriminilização. Eles usam de todos os meios para denegrir a nossa “imagem” perante a população e a pespectiva de “imagem” é usada por eles para aumentar o perigo. Por outro lado alguns que talvez nem sejam baloeiros, usam de “arte manhas” de bandidos para se camuflar. Assim fica difícil.

    1. sabrio

      Oi Manoel,

      Sabemos que em feriado que cai em dia de semana sempre é assim. Baloeiro adora dar reportagem de graça, fica difícil, são poucos remando a favor e muitos contra.

  30. alexandre

    só em agreditar que pode virar realidade essa lei,fico emocionado…gostaria de ver o nosso RJ repleto de balões juninos como era os anos 70 80 90 quantas saudades !!!

  31. alexandre

    na Itália,mexico,frança,china,colombia,bolívia e entre outros não é crime !!! só aqui no brasil que é !!!

  32. geidson (T. da Babinha ZN SP)

    Balão é arte e nunca vai deixar de existir

  33. Bando, quadrilha, criminosos, só faltou, terroristas. E como a floresta não pode mostrar a indignação de quando é violentada por verdadeiros criminosos que por interesses financeiros a destroem, entrevistam donas de casa para demonstrar que elas estão com medo. Esta é a técnica colocar a população contra nós. Mas o problema maior não é este. O grande problema continua sendo os irresponsáveis que continuam vandalizando tudo. Outros também que ainda correm atraz de records, os que continuam promovendo troféu. O momento é de reflexão, ponderação, para alcançar a LIBERDADE, mas alguns ainda não compreendem ou não querem compreender, e tudo o que foi feito poder ir por agua a BAIXO. Acredito que seja melhor mudar para a França, Espanha,Portugal, Ilha da Madeira, Itália, Grécia, Polônia, Colômbia, México. Até mesmo para Miamar.

  34. Leandro

    Todos os que tem o balão no coração deveriam se manifestar, será que é o balão que faz perdermos tantos hectares de florestas todo ano, principalmente na amazônia e mata atlântica ou é para retirada de madeira e produção de soja, enriquecendo políticos? será que é o balão que causou incêndios nas 32 favelas de são Paulo em 2012, ou foi ter para avanço imobiliário e enriquecer politicos? será que são os baloes que causam os apagões elétricos no brasil, ou são os equipamentos defasados e falra de investimento no setor? será que que foram os balões os responsáveis pelos acidentes na aviação brasileira,ou foi falha humana ou nos equipamentos? será mesmo que foi um balão que bateu no boing da gol ou foi um jatinho legacy? tantas perguntas que todos sabem a resposta ,mas infelizmente a falta de informação e o aproveitamento da midia sensacio….. para fazer a cabeça do povão destorcem tudo. Nunca iremos desistir da nossa arte!!!

  35. Sidnei Otavio

    Com relação as imagens que foram massantemente exibidas nas reportagens da Globo, é preciso ser lembrado que: A Lei 9605/98 proíbe a soltura de Balões que ” possam ” causar incêndios, ou seja, que contenha fogo, ou bucha.
    O balão vermelho mostrado estava sendo resgatado, estava caindo! Não estava sendo solto !
    Se este tivesse caído no meio da rua não seria “CRIME” resgatá-lo nem trasportá-lo pois não continha fogo ! a Lei é clara ! Basta ser interpretada.
    Claro não se deve invadir a casa dos outros, avançar sinais, brigar etc mas para tudo isso já existe uma lei.
    O que a imprensa nunca divulga ( e sabe ) é que hoje temos uma lei ( Nº5511/2012 )que permite a soltura de Balões ” SEM FOGO “. Devido a isto repórter nenhum tem o direito de chamar baloeiro de “Bandido” / ” Marginal ” ou de fazer parte de uma ” Quadrilha ” justamente pelo fato de terem a obrigação de diferenciar ” antes ” o que está previsto em Lei e o que não está. Isto sim é crime: CALÚNIA ( ART 138 )INJURIA ( ART 140 ) E DIFAMAÇÃO ( ART 139 ), e cabe processo. Todos que tiverem sua imagem denegrida deveriam entrar na justiça pelos seus direitos.

    1. sabrio

      Oi Sidnei,

      Sabemos de tudo isso, mas infelizmente os involvidos não são associados e tão pouco tiveram interesse de se associar.

      Agora a Globo vai usar esse fato para dar exemplo.

      espero que o advogado vai vai represent-alos tenha argumento para disbancar a imprensa.

  36. nilton

    boa noite amigos nao entendi o jornal sao gonsalo leiao oque ele publicou sabrio me ajuda ai eles querem prender até baloes ecologicos to fazendo um para levar para festival de vcs abraço sou de niteroi….
    Enviado por Redação 23/4/2013 22:01:41
    Todo o material apreendido, no Engenho Pequeno, foi levado para a delegacia de Neves (Foto: Divulgação) ::
    PM apreende material para a confecção de balões em SG

    Buscando coibir a soltura de balões no Dia de São Jorge, policiais da Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) da Serra da Tiririca, em operação conjunta com o Grupamento Aeromóvel (GAM) apreenderam, na manhã de ontem, no Morro da Pereirinha, no Engenho Pequeno, em São Gonçalo, farto material que seria usado para confecção de balões, além de 19 munições calibre 12. Ninguém foi preso.

    Entre o material apreendido: duas caixas de fogos, seis morteiros, uma caixa com 36 morteiros de pirotecnia, um botijão de gás cheio, um maçarico, uma boca de balão com bucha, um balão de seis metros, uma armação de ferro pequena e uma armação de ferro com bucha.
    Informações repassadas pelo Disque-Denúncia (2253-1177) foram fundamentais para o sucesso da operação, que contou também com o auxílio de um helicóptero. As próprias hélices da aeronave destruíram sete balões no local.

    Proibição – Fabricar, vender, transportar, ou soltar balões é crime previsto no artigo 42, da Lei de Crimes Ambientais ( 9605/98). Mesmo os balões sem bucha – conhecidos popularmente como ecológicos – são considerados proibidos, pois podem dificultar o tráfego aéreo.
    O artigo 261 do Código Penal prevê pena de reclusão de dois a cinco anos de prisão. A 73ª DP (Neves) registrou o caso. O material apreendido será inutilizado.

    1. sabrio

      Oi Nilton,

      A Globo pressiona e a autoridade fica se gagando para dar uma satisfação, mas lei é lei, tenha ela em mãos.

      1. nilton

        obrigadopela resposta..vou fazer vou imprimir a lei e deixa em casa..abraço amigo.

  37. Este dialogo que esta acontecendo através dos comentários é muito importante. O Esclarecimento que o Sidnei Otavaio faz, nos trás uma abertura. Entendo que estando a Lei aprovada, todos aqueles que não se enquadrarem estarão sujeito a penalidade. Os teimosos por força de obrigação talvez aprendam. Embora esteja afastado do movimento, tenho contato com integrante de uma turma ainda atuante em São Paulo, e por ser pessoa esclarecida e lúcida esta abrindo dialogo com o pessoal. Infelizmente o que pesa é que na realidade alguns ainda querem “aparecer” e não compreenderam o alcance da “coisa”. Mas tenho muito fé no junino ainda livre.

  38. nilton

    fui em um festival q aconteceu no engenho do mato Niterói subiram baloes ecológicos mas choveu florestal prenderam um bujão maçarico e alegaram que não poderia soltar balões pós alei 261 proibi gostaria de saber se eles pode ou não pode prender?o balão ecológico só pode ser solto só em festivais com toda documentação ou eu posso soltar ele em qualquer lugar?abraço

    1. sabrio

      Oi Nilton,

      Essa semana estaremos conversando com o comandante do batalhão, estão seguindo o discurso da Globo e desconhecem de lei. A Globo esta ditando regra e quem tem, têm medo.

      Vou explicar o art. 261 do código penal, é um pouco técnico mas da para entender:

      1. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM.- GENERALIDADES.
      a)- ENTENDIMENTO SOBRE PERIGO: Perigo é a probabilidade de lesão de um bem ou interesse tutelado (nesse caso seria o avião) pela lei penal.
      b)- PODE SER: I – individual ou comum II – presumido ou concreto.
      ATENTADO CONTRA A SEGURANÇA DE TRANSPORTE MARÍTIMO, FLUVIAL OU AÉREO.
      Art.261:
      – OBJETO JURÍDICO: a incolumidade pública.
      – SUJEITO ATIVO: qualquer pessoa, inclusive o proprietário da embarcação ou aeronave.
      – SUJEITO PASSIVO: a coletividade.
      – CONDUTA TÍPICA: expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia; e, praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea.
      – MOMENTO CONSUMATIVO: ocorre c/ o perigo concreto.
      Perigo concreto – Exige a comprovação do risco ao bem protegido. A acusação tem o dever de demonstrar que da conduta houve perigo real para vítima certa e determinada.
      Como podemos ver o art. 261 não se aplica aos balões por presunção e sim a qualquer caso comprovado que venha se enquadrar como conduta de perigo real ao bem protegido.

      1. nilton

        EU ESTAVA TIRANDO FOTOS DOS BALÕES QUANDO PERCEBI QUE A POLICIA CHEGOU COM O FUZIL 762 E PISTOLA EM PUNHO COM CRIANÇAS E FAMÍLIAS CURTINDO OS BALÕES BRINCANDO E RINDO QUANDO PERCEBERAM OS POLICIAS PARECIAM QUE ESTAVAM INVADINDO ALGUM MORRO DOMINADO PELO TRAFICO CHEGOU UM TAL POLICIAL FLORESTAL CUSPINDO A LEI NA CARA DE QUALQUER UM SEI QUE ELE ESTAVA NA RASÃO ENTRE ELES PÓS ESTAVAM BEM ARMADOS COM FUZIL PISTOLA FACA ETC.NOSSA SOMOS TÃO CRIMINOSOS ASSIM?SOMOS ESCRAVOS DOS MAIS RICOS DOS MAIS PODEROSOS UMA COISA EU SEI VOCÊ POLICIAL QUE FOI NO VESTIVAL OU QUALQUER LUGAR PRENDER ALGUM BALOEIRO LEMBRE-SE SE VOCÊ TEM OU VAI TER UM FILHO OU FILHA É MELHOR ELE SER UM BALOEIRO DO QUE ALGUM BANDIDO,..BOA NOITE AMISGOS

  39. Amigos, estamos tanto tempo sob restrição da Lei que não estamos sabendo atuar usando esta Lei, já regulamentada em alguns lugares, ao nosso favor. Pelo que lembro o balão era considerado contravenção, igual ao jogo de bicho – não sei se este ainda é – vivíamos em uma liberdade vigiada. Soltávamos nossos balõezinhos, geralmente nas festas juninas, sempre entre amigos, familiares, nas festas de ruas e bairros, então não se denunciava ninguém, e a coisa ia andando. Só que cresceu. Voltando á Lei que já regulamentou o solar ou sem fogo, pelo menos na cidade do Rio e alguns municípios próximos, aqui em São Paulo sinceramente não sei a quantas andam, no meu ponto de vista usando esta Lei, quando organizar um evento o primeiro passo será junto às autoridades, policia e tudo mais, assim agiremos amparados por eles. Lembrando que no meu modo de ver antes será necessário um dialogo para sentir a receptividade e mostrar a realidade da Lei. Temos o evento de Serra Alta que é um bom exemplo. E quanto a lançar o solar isolado acredito que devemos aguardar a normalização para que as pessoas e principalmente a mídia tenha ideia e admita a Lei. Sinceramente já lancei vários sem fogo, tendo também um pessoal próximo à minha residência que também aproveitam sempre um fim semana ensolarado e até hoje ninguém reclamou (impoportante, sem fazer alarde). Lembrem: A UNIAO FAZ A FORÇA.

  40. Alexandre Imaginação & Arte

    Bom Dia SAB e todos os amantes da arte!!!
    estou um pouco preocupado sobre a legalização do balão sem fogo em Niterói, pq estive no festival do Engenho do Mato (Niterói) estava tudo correndo bem, de repente chega a PMERJ e acaba com o festival, alegando uma serie de problemas, gostaria de saber se foi por falta de organização das pessoas que organizarão o evento(creio que não), mais uma coisa existe alguma possibilidade ou previsão de algum Festival em Niterói? aguardamos com muita expectativa, um grande abraço a todos os amantes da Arte.

    SEM FOGO MAS COM IMAGINAÇÃO & ARTE

  41. fabricio vianna bitao

    parabens a sab,,,estaremos junto com vcs

  42. rafael machado magalhaes

    show parabens pela iniciativa. lei pelo balao lei pela cultura uma questao de justiça pelos anos de repreençao de milhares de trabalhadores brasileiros.

  43. lucas cezar

    quando vai sair o resultado se foi aprovado??

    1. sabrio

      Acompanhe no link disponibilizado, projeto de lei federal demora muito, de 5 a 10 anos.

      SAB

  44. rafael

    Amigos a lei 5.511/2012 nos dar o direito de ter uma bancada em casa para fazermos nossos balões ecológicos, nenhum policial ou força militar tem o direito de entrar em qualquer residencia e fazer apreensão de papel,cola,rami,ou balão pronto…A lei é clara,se não tem bucha então não é crime, o artigo 9605/98 é bem especifico,fabricar,transportar,vender ou soltar balões que possam provocar incêndios…Isso sim é crime previsto em lei.

  45. hiago

    Parabéns tomará que vocês consigam!! Balão e uma arte não foi feito para causar desastres…mais temos que diferenciar o balão crimiso do do festivo

    1. diego da dragoes de papel de petropolis

      pow amigos parabens a todos q estaonaluta sobre o balao ecologico com a vitoria do hugo leal a nossa força melhorou mas a liberaçao estadual isso prva q o balao sera liberado em petropolis ai nois podemos soltar balaoe sem medo

  46. hiago

    Quero saber se vcs da “Sab” são afavor de que liberem a soutura de balão com fogo mais com até 2 metros e boca para bucha etc! Eu sou a favor que liberem a soutura de balão com fogo só q pequenos e sem fogos de artifício!! 🙂

    1. sabrio

      Oi Hiago,

      Sim o projeto de regulamentação foi todo feito por nois e contempla o balão junino até 2 m.

  47. Alexandre Vasconcellos Lima

    Esse texto gostaria que fosse lido e analisado pelo advogado da SAB o Doutor Paulo ou outro representante jurídico: Soube ainda pouco que a lei 5511/2012 tornou-se sem efeito no nosso município (RJ) em virtude de uma representação de inconstitucionalidade. Lamentável fato que deixa-nos sem Ânimo em meio a autoridades que insistem na extinção da prática. Minha pergunta é bastante simples: Essa representação de inconstitucionalidade tem bases sólidas para ser aceita e a lei extinta? Não existiria um meio para pedir a mesma representação para a lei federal de 1999? Espero que um dia isso tudo passe e sejamos livres de fato. Obrigado pela atenção.

  48. Alexandre Vasconcellos Lima

    Estou aguardando a resposta, do comentario que fiz sobre a lei 5511

  49. Ricardo de Carvalho

    Boa tarde a todos.

    Gostaria de me afiliar a vcs, estou voltando agora a fazer meus baloes e colegas também. Como devemos proceder? Sobre a lei do balao junino, até 02mt, com bucha. Como está o andamento disto? Abraço a todos e boa sorte nesta caminhada (vai ser dificil)

Deixe um comentário