A festa é aberta com o lançamento de um balão de papel com a imagem de Sant’Oronzo ( http://www.direllaaerostati.it/?page_id=51 ) , no qual é ponto alto das comemorações para o santo padroeiro de Turin. Uma tradição original, fundada em 1970 por uma idéia do presidente do Comitê, Marinucci de Vênus, que almenta o tamanho a cada ano. Sem um sopro de vento, o balão saiu em linha reta até desaparecer dando lugar para a festa.

Mas o mais ansiosamente aguardado a chegada da carruagem triunfal da Santa, que este ano foi restaurado. É iniciado a partir do cemitério, onde há a caverna que se diz, viveu quando chegou ao Sant’Oronzo Turi, do Lecce, a fim de escapar da perseguição. Oronzo San Giusto se conheceram quando encalhado na área de Salento chegaram de Corinto com a carta de Paulo aos Romanos, e foi convertido. É uma cena espetacular da corrida antes de o carrinho, antes do passeio, e conduzido pelos chamados “mulas”, seis. Mas é em sua chegada, em meio a aplausos, Orlandi na praça e as festividades culminaram com outros momentos tocantes tradição, característica única da Festa do Turi: a bênção de Don Giovanni, que também atinge estruturas no exterior, Luxemburgo, Alemanha e França, a corrida das três bandas, Bitonto Montescaglioso e Turi, que desafiam uns aos outros até a exaustão em um crescente entusiasmo que encheu a praça. E depois do lançamento, outra antiga tradição estruturas de cartões, balões e flores que todos estão tentando entender. Confiada ao fechamento de fogos de artifício, em uma versão abreviada: nenhuma corrida este ano, mas o partido não parece sofrer.

Veja o vídeo ao lado.

Este post tem 2 comentários

  1. manoel meirinho

    é interessante ver pelo mundo todo varios festejos populares sendo abrilhantados com soltura de baloes. e o que chama atençao é o aparato de segurança envolvendo defesa civil, bombeiros, ambulancias, em betanzos o balao é montado na igreja. talvez aqui falte isso disciplinar, educar, ao invez de proibir, a proibiçao apenas torna clandestino e nao evita. a disciplina ira buscar a segurança e tornar o evento sustentavel.

  2. ACHILLES FEITOZA D EBORBOREMA

    É IMPRESSIONANTE COM AS AUTORIDADES INSITEM EM NÃO REGULAMENTAR A LEI QUE LIBERA A SOLTURAS DOS JUNINOS; DE CERTO QUE PRECISAMOS NOS EDUCAR E CONCIENTIZAR DE NOSSAS RESPONSABILIDADE PORM NUNCA FOMOS E NUNCA SEREMOS MARGINAS COMO ALGUM POLÍTICO LUNÁTICO INSISTE EM DISER BALÃO E ARTE COM SEGURANÇA SEMPRE

    TURMA DA PONTE

Deixe um comentário