Aconteceu em 30 e 31 de março, na Praça Havaí, bairro Cachambi, subúbio do Rio de Janeiro, a 1º amostra de balões de papel de seda. Por iniciativa individual do baloeiro Luciano BSF e amigos, o evento totalmente autorizado atraiu muitos baloeiros e curiosos.

Abaixo o relato do idealizador:

1) A expectativa e desabafo

Amigos,

venho esclarecer detalhes sobre a exposição amanhã na praça Avaí.

A algum tempo eu venho comentando essa idéia da exposição para alguns amigos, no início estava até mantendo um sigilo pois havia a possibilidade do evento ser vetado por alguma autoridade. De fato minha trajetória começou no dia 02/03, de lá pra cá minha adrenalina e emoção só vem aumentanto, a cada vez que revejo as fotos e as coisas que escrevi não consigo conter a emoção.

Nossa luta é muito difícil, é muito preconceito imposto pela mídia. As pessoas vêem televisão e absorvem uma opinião formada sem questionar.

Será que é certo? Será que é errado? Não há questionamento, por isso estamos sofrendo tanto preconceito. Com relação ao balão, tudo fica no quase.

A notícia é sempre igual. Balão quase atinge avião, quase atinge a rede elétrica, quase causa um incêndio, quase mata, etc.

 

E eu te questiono: Quantos aviões caíram por causa de balão? Quantas refinarias explodiram? Quantas florestas queimaram por causa de balão?

Floresta da Tijuca? Está lá desde que eu nasci, se foi desmatada foi para ocupação irregular de favelas e mansões.

E na Amazônia, quantos balões caíram lá?

Será que a culpa é do balão? Será?

 

2) A emoção

Ontem eu estava muito tenso, era uma mistura de sentimentos. Tinha de tudo, ódio, raiva, alegria, incerteza e quando foi praticamente todo mundo embora e só ficou a galerinha do cachambi eu não me contive e desabei em lágrimas que se estenderam até hoje.

Hoje cheguei na praça umas 3 da tarde e as 5:40 começamos  a montar os quadros. O pessoal me ajudando, mas eu estava leve, parecia que eu tinha tomado um  passe espiritual. Era a certeza de que hoje era o dia. A moral estava lá em cima.

Era muito balão pra expor e todo mundo se resolvendo sozinho e eu só curtindo aquele momento maravilhoso.

Até que veio a primeira viatura, e depois de mostrar a papelada, eu ouvi do pm:  Parabéns o evento está lindo.

 

EU QUERO QUE ESSA INICIATIVA SE ESPALHE PELO BRASIL, CADA UM ORGANIZANDO A EXPOSIÇÃO DO SEU BAIRRO.
SÓ ASSIM VAMOS CONSEGUIR A VITÓRIA.

 

VOU DORMIR !!!!!!

 

Este post tem 39 comentários

  1. walace dias

    OI LUCIANO.. CARA NÃO TENHO PALAVRAS PARA …………………….MUITO LINDO ……………TAMOS JUNTOS NESTA LUTA. TURMA BOCA BALÕES SG . VAMOS ESPALHAR ESSA LINDA IDEIA PELO BRASIL .VAMOS MOSTRAR QUE SOMOS ARTISTAS DO PAPEL. OBRIGADO LUCIANO. MARCOS REAL .MARCOS E TODOS AMIGOS QUE LUTÃO POR ESSA ARTE e CULTURA ……….

  2. Ricardo T.

    Parabéns aos idealizadores!
    Imagino a emoção de ver tudo aquilo pronto!
    A luta continua, e sei que vamos conseguir!
    Abraço a tds,
    Ricardo T. – ARTE ESTÁCIO

  3. Alex Alves sousa

    Nossa show de bola hein só a gente que é balõero sabe a emoção que sentimos quando fazemos algo que gostamos… parabéns pelos organizadores!!!”A SÉTIMA MARAVILHA DO MUNDO É DE PAPEL”

  4. Cesar NJ

    Parabéns Luciano pela iniciativa e organização. Foi muito legal ver as crianças tocando nos balões sem medo e quem sabe, acabar com essa lavagem cerebral criada pela mídia e passada nas escolas de que o balão junino é a maior praga da humanidade.

  5. Gabriel - Ilha

    Olá Luciano! Não o conheço pessoalmente mas já o parabenizo pelo evento. Não fui ao mesmo pois não fiquei sabendo que ia ter essa exposição, acho que ninguém divulgou. Queria muito estar lá para fotografar essas maravilhas!!! Sua emoção no relato também foi a minha… Também sonho em um dia poder sujar os dedos de cola livremente e inflar meu balão no meu da minha rua, como fazia outrora. Peço-te uma coisa: Vamos fazer essa exposição novamente, também em outras praças da Zona Norte.
    Grande abraço, Gabriel.

  6. gilson viana ribeiro

    luciano maravilhosa iniciativa aqesar de nao morar no cachambrilho como dis onosso lourenso so posso diser esta ideia tinha que ter vindo dai berso dos maravilhosos baloes tenho certesa o prosimo tera quinhentos baloes ou seja quatrocentos e noventa enove omeu ecerto abracos meu muito obrigado cada fato afavor do balao me sinto mais livre respiro melhor

  7. Daniel

    Parabéns pela bela exposição. Gosto de balão desde sempre e nunca vi algo parecido,expor balão sem ter confusão com PM.
    É perfeito e tive que parabenizar, espero ver isso em SG também. Parabéns.

  8. Fernando

    Tem sido muito boa a evolução de todo trabalho e necessário o entendimento de todos que estamos em fase de adaptação dessa arte que amamos e de um novo público que não tem a cultura do balão. Estamos lutando contra as mídias que de longe tem a vantagem de gerar e influenciar opiniões e principalmente as das crianças. Então, o momento é de todos se organizarem para que exposições, eventos, festivais de solares cumpram suas funções e novamente criem a cultura do balão e da arte em papel nas pessoas. Temos que resgatar as crianças e as festas juninas.
    Luciano, vamos continuar e disseminar a alegria que foi o evento. Parabéns

    Fernando – TRADIÇÃO JUNINA-JPA

  9. Luciano Balão Sem Fogo

    Eu quero agradecer a todos vocês que estão mandando mensagens, isso só nos fotalece. Como falei, havia muita incerteza se eu conseguiria fazer o evento e por isso foi pouco divulgado. A emoção foi muito grande. As pessoas precisam saber que balão é arte, e essa foi a maneira de mostrar isso para a sociedade.

    Vamos voltar a falar com orgulho da nossa arte. É um direito nosso!

  10. Rogerio

    Luciano, parabéns pela iniciativa e pela coragem de organizar o evento. Não podia deixar de ir, espero que novos eventos desse tipo sejam realizados, pois mostra às pessoas que o balão pode não ser tão nocivo como a mídia faz questão de mostrar. Parabéns.

  11. carlos augusto

    isso ai mei camarada entraremos em contato para ver se cosigo realizar um grande evento desse
    para saber qual o procedimento

  12. valeu luciaano…os (verdadeiros) baloeiros agradeçem pelo belo evento…OBRIGADO..guanto fizer mas divulgue,

    ,

  13. poxa escrevi ,mas naõ tinha lido seu desabafo…acredite meus olhos estaõ cheio de lagrimas……

  14. Fabio

    Vamos fazer nas principais festas juninas espalhada pelo RJ

  15. paulo

    isso é maravilhoso me faz voltar no tempo….eu soltava balão na porta de casa com meus amigos….fogueira a musica junina…eramos todos crianças…as vezes eu penso sera que eu vou embora dessa vida ….sem curti isso de novo…

  16. fenando GB

    parabéns Luciano e a todos que trabalharam pra contribuir com esse evento.. agora soh te peço uma coisa… quando tiver o próximo evento poste aqui antes .. pra todos nos ir também.. abraços..

  17. tá bonito rio

    já pensou, ter um evento desse num viradão carioca.
    ia bombar você ñ acha.
    um abraço, show de bola.

  18. pipeiro irajá

    Parabéns pelo movimento, eu sou do tempo que balão subia de segunda a segunda, via ruas fechadas para soltarmos nossos balões, tinha até uma galera em irajá que colocava pipas de manhã e a noite para aparar pequenos balões, era lindo ver as pipas eos balões se misturando nos céus. Quando vejo aquelo tempo azulzinho ou totalmente estrelado sempre vem aquelas lindas imagens de balões. Abraços…

  19. Cristiano - Niterói

    Luciano, ou otra pessoa envolvida e que possa repassar a dúvida para ele.
    Quais foram os tramites legais que precisou para liberar essa Amostra.
    Será que poderia divulgar e auxiliar os amigos dessa arte proibida a realizar eventos como o seu.
    Vamos diminuir o preconceito e difundir novos horizontes para os amantes dos Balões aderindo e nos adequando as novas possibilidades como esta e promovendo a volta dos grandes festivais, só que agora sem fogo!!!!!

  20. marcelo

    Nossos políticos são realmente maravilhosos,proibem baloes que fazem parte da nossa cultura ha séculos mas não se importam em roubar dinheiro público,não entendo porque em paises de primeiro mundo balões são permitidos e aqui são proibidos;queiram ou não jamais vão conseguir acabar com esta tradição

  21. Marlon - Rocha - SG

    Sem comentários!!!! Lembro do tempo em que aos domingos de manha num terreno em frente minha casa vivia desse jeito! É emocionante! Faz voltar a tona nossa infancia, juventude, vida adulta…em fim…PARABENS!

  22. LUCIANO

    Cristiano e amigos,

    o meu objetivo foi incentivar a todos os baloeiros que façam um evento desse perto de suas casas, assim nós vamos conseguir diminuir o preconceito sobre nossa arte.

    luciano.balaosemfogo@gmail.com

  23. jorge fagulha

    SHOW MESMO SEM PALAVRAS É NOSSA ARTE INDO A FRENTE !

  24. LUCIANO

    É com muita alegria, satisfação e emoção que venho comunicar que nossa exposição realizada na Praça Avaí será realizada no Palácio Gustavo Capanema, juntamente com as esculturas do artista Paulo Paes.

    Em reunião organizada pelo Naldinho com o Paulo Paes e eu, foi firmado um acordo para que nossos balões fossem expostos junto com os dele.

    Nossos balões serão expostos a partir de maio com data ainda a ser definida.

    Nossa arte está conquistando espaços graças ao trabalho individual e coletivo de todos! A vitória é de todos!!!

  25. Luciano Balão Sem Fogo

    Quando organizei a exposição, foi em busca da minha dignidade como cidadão e pai de família que não suportava mais ouvir os adjetivos que a mídia atribui a nós. Alguns me incentivaram, e muitos falaram que eu ia me meter em confusão. Os balões que antes estavam escondidos foram para a pracinha do subúrbio e agora vão para o Palácio.

    Nossos balões vão se juntar as esculturas do artista Paulo Paes no Palácio Gustavo Capanema no centro da Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro.

    Pode bater no peito com orgulho porque você também é um artista!

    Leve sua família, vamos lotar a exposição!

  26. Giovani Oliveira

    Parabéns pela iniciativa, e pela coragem, pois ainda temos muitos balões escondidos por conta da repressão. Espero um dia pode ver sendo anunciado em uma emissora um festival desses, tão lindo quanto o seu, e que parem de nos marginalizar, como elas tem feito !!!!

  27. mauricio braz

    parabéns pela iniciativa….
    gostaria que todos nos que somos baloeiros de bancada((verdadeiros)),não baloeiros de resgate ,porque essas turma não tão com nada e tudo que acontece e sempre por causa por destes despreparados .,posso dizer ou chama-los de ((indios ,ou vandalos))…pois não aguento mas ver tanta falta de respeito com a minha arte.pois resgata sem rasga ou da um prejuizo numa pessoa que não tem se quer algum conhecimento da nossa arte .isso visa e ajuda a televisão para queima nossa força contra a injustiça..parabéns……….sucesso e sua longa jornada..
    mauricio IRON RIO…..

  28. José Francisco

    Tudo isto confirma que o balão junino nunca vai acabar, venha o que vier aconteça o que acontecer. Enquanto existir pessoas como você, pessoas com sentimentos, que luta pelos seus ideais que sabe o que significa a presença do balão na nossa vida . Admiro a garra, a perseverança e a luta de todos que tem sido um alicerce nesta luta tão grande que todos baloeiros que são homens e mulheres do bem tem passado durante esses anos. Parabéns _ Francisco/SG

  29. Marcia

    Luciano,

    Parabéns pela iniciativa e pelo evento!!!

    Gostaria de saber mais detalhes sobre a exposição no Palácio Capanema como a data, o endereço e o horário.
    Eu e minha família estamos juntos nesta luta. Esperamos que eventos como este possam acontecer aqui em São Gonçalo e Niterói.

  30. Ricardo

    Luciano, o dia 30.04.2012 ficara marcado para sempre na minha vida. Foi o dia em que meu pai teve alta do hospital Pasteur depois de ter sido desenganado pelos medicos, e na volta para casa, por um acaso, vimos a exposicao e paramos por algum tempo para aprecia-la. Lembramos do tempo em que ele me ajudava a fazer e a soltar baloes. Infelizmente ele veio a falecer 17 dias depois, mas ficara a recordacao deste dia e tbm de algumas solturas recentes que fizemos juntos de uns pequeninos do quintal de casa.

    Valeu pela iniciativa e garra na luta pelo resgate dessa maravilhosa arte, que alem de uma gostosa brincadeira desde os tempos de infancia, sempre gerou um companheirismo, uniao, espirito de equipe e muita dedicacao, qualidades cada vez mais escassas nos dias de hoje, onde o simples fato de voce torcer por um outro time de futebol pode te sentenciar aa morte.

  31. Luciano Balão Sem Fogo

    Oi Márcia,

    O evento no Palácio Gustavo Capanema começa no dia 4 de junho e vai até 22 de junho, a entrada é franca, o palácio fica na rua da imprensa no Centro do Rio.

    Até lá!!!

  32. Luciano Balão Sem Fogo

    Oi Ricardo,

    sinto muito pelo seu pai, espero que deus esteja cuidando bem dele agora. Se possível visite a exposição que será realizada na igreja de Santo Antônio no Cachambi nos dias 1,2,3,8,9,10, e 13 de junho.

    Abraço!!!

  33. EDU TOP GUN RIO

    DOMINGO 03/06/12. HOJE NO FANTÁSTICO, A REDE GLOBO INICIA MAIS UM ATAQUE CONTRA OS BALOEIROS EM SUAS PROGRAMAÇÕES, DAQUI A POUCO COMEÇAM AS PROPAGANDAS DE BALÕES IGUAIS A MORTES, CAINDO EM ESCOLA, CASAS, ETC…ANA MARIA FALANDO BESTEIRA. RJTV COM FILMAGENS DE SÉCULOS. É CLARO QUE MUITOS AJUDAM FAZENDO ISSO ACONTECER. NÃO VEREMOS BALOEIROS, MAS SIM, BANDIDOS QUE NÃO MEDEM ESFORÇOS PARA RESGATAREM OUTROS BALÕES. TODOS NÓS QUE SOMOS BALOEIROS SABEMOS QUE EXISTEM ESSE BANDIDOS ARMADOS QUE INVADEM AS CASAS PARA RESGATAR UM BALÃO. JÁ FUI VÍTIMA DISSO.
    AGORA JÁ ESTÃO MUDANDO O FOCO: ANTES ERA POR CAUSA DA BUCHA, DEPOIS POR CAUSA DA ROTA DOS AVIÕES E AGORA É POR TER LIGAÇÃO COM O CRIME ORGANIZADO (ARMAS, DILINQUENCIA, DESRESPEITO ÀS LEI DE TRÂNSITO E DEMAIS LEIS). BEM SEMPRE TERÁ UM MOTIVO, POR CAUSA DESSA BANDA PODRE EM NOSSO MEIO…DEUS NOS AJUDE!

Deixe um comentário