Aconteceu nesse sábado 07/04/2012 o 1º Festival de balões sem fogo na Cidade de Cerro Azul, estado do Paraná. Realizado pela SAPEC – Somos Arte, Papel e Cola, associação criada em defesa da nossa cultura popular.

O evento é um marco no estado do Paraná por ser conhecido como o de maior consciência ecológica e para desmistificação que soltar balão é crime. Recebeu o apoio do Ministério Público Federal (anexo) e autoridades da cidade, com a presença do Secretário de Turismo o evento arrecadou mais de 01 tonelada de alimento, doada para entidade local, foi registrado acupação total nos hoteis da região e vários comércios esgotaram suas mercadorias pois não estavam preparados para o público visitante. No final do evento foi anunciado o próximo para o mês de novembro/12.

Parabéns SAPEC, vocês são gente que faz!!!!

Este post tem 14 comentários

  1. EGBERT

    Em nome da SAPEC agradeço o apoio da SAB e demais Associações, vocês são responsáveis pelo acontecimento, dia 15 será a prova do sucesso desta modalidade.

  2. Gabriel - Ilha

    Parabéns a SAPEC, pois junto com a SAB no Rio, União AP em São Paulo e outras organizações espalhadas pelo Brasil, CONSEGUIREMOS regulamentar nosso querido e amado balão sem fogo e o balão junino, tradição das festas de Santo Antônio. O evento foi show!!!
    Parabéns SAPEC!!!

  3. jorge fagulha

    Parabens mesmo , nao pude ir mais fiquei torçendo para tudo dar certo , T. da Fagulha Sorocaba apoia e solta baloes sem fogo, que venha o da SAB !!!!!!!!!!

  4. alexandre

    como sempre falo quem gosta de balao representa com o seu junino um abraço e fiquem com deus e que o sab arrebente com varios juninos no ceu do rio

  5. ramon

    o festival d serro azul voi showwwwwwwwwwwwww

  6. Lourenço

    Baloeiros do Paraná! Parabéns pelo sucesso do festival! Estamos daqui do RJ, vibrando com mais uma conquista do povo brasileiro!
    Ainda mais agora, q a nossa cachaça, é reconhecidamente um produto nacional, em todo o mundo! Sem preconceito!
    Gostaria de brindar com o maravilhoso povo do Sul, e as suas dificuldades, q não são diferentes da nossas, em mais uma vitória! E quem tenhamos sempre uma noite estrelada e uma manhã azul e sem vento.
    Vamos em frente q a fogueira é alta! E viva o Brasil! Aqui é Tropical,-Azul e Quente!
    E a pergunta q não pode faltar… Já estão separando a lenha aí no Sul?
    METE COLA NO PAPEL QUE A VITÓRIA ESTÁ SELADA!

  7. Cyro José

    Parabéns para todo o pessoal do Paraná,à SAPEC,pelo evento,e pela vitória.Não podemos deixar de agradecer as autoridades envolvidas,que também participaram,com sua boa vontade e reconhecimento da cultura brasileira.Neste caso;expressa,nos amados balões sem fogo.Como diz o meu amigo Lourenço:Xô “Raloim”;Xô preconceito! E balão pro alto;que o céu,que Deus criou;também é nosso. Saudações baloeiras!

  8. Elias Miguel

    Pobres devotos de Sto. Antonio,S. Joao, S. Pedro e Santana. Na vespera desses dias, no fundo dos quintais enviava-se aos ceus, a esses nossos intercessores pedidos e agradecimentos por lntermedio dos baloes iluminados por lanternas e bucha de fogo.
    O fogo e’ a luz que precisamos aqui na terra, razao da vida, do calor que une os seres humanos em familia ou em grupos de amigos. Ele e’ tambem a razao do progresso e de tudo que temos ao redor.Quem o renega e’ no minimo incoerente.
    Vejam se me entendem ; Nao posso dar os parabens porque acho que estao entregando o ouro ao bandido.

    1. sabrio

      Oi Elias,

      A SAB não abandonou esse objetivo, temos um projeto contemplando o balão nas festas juninas. O balão sem fogo é extratégia para voltarmos a mesa de negociação. Muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte.

  9. Elias Miguel

    Desculpem pelo comentario que fiz antes. Levado pela emocao da primeira comunicacao por este meio,no minimo nao fui educado.Esqueci que a luta e’ pela descriminalizacao do balao raiz que eu defendo e obalao arte.
    Desculpe mais uma vez e parabens pelos baloes lindos que enfeitaram o ceu desta tambem linda cidadem.

    1. sabrio

      Oi Elias,

      Entendo a todos que estão loucos para ver o festival acontecer, eu mais ainda que estou com essa responsabilidade. O grande problema é que tenho que decidir baseado em algum site até 12 hs de quinta por acordo com a Happyland, qualquer variação de quinta para sexta ja não tenho como voltar atrás. O site que venho como referencia é http://www.accuweather.com/pt/br/itaborai/40660/weekend-weather/40660, site americano que acredito ser de maior confiabilidade passando dados de hora/hora. Mesmo assim são informação que podem errar, e confesso que olhando agora muito provável que marcaria para esse final de semana.
      Quero registrar que a decisão é exclusivamente minha e que entendam que a happyland quer muito mais do que ver balão no céu, por isso o peso de não ter furo é grande. O evento vai sair com as condições mais favoráveis, se Deus quiser em 22/04.

      Abraço,

      Marcos Real
      SAB

  10. Coisa linda. No entanto compreendo a indignação do amigo Elias Miguel. Mas convenhamos que é preciso primeiro reabilitar nossa arte, e como asseverou Marcos Real(SAB), na realizaçao destes eventos encontraremos o caminho. O baloeiro precisa se conscientizar da necessidade do respeito para com aquele que não entende o nosso amor pelo balão. Pois tal qual afirmou o “Seu Ivo” na entrevista a Chico Chaves, “só quem nasceu e cresceu amando o balão, consegue entender o sentimento de ver o seu projeto subir aos céus”; atravéz da conscientização chegaremos lá. Creio que estamos passando por uma peneira e ficaram aqueles que amam o que fazem. Parabéns à SAB e a todos vocês que estão lutando para um balão respeitado e descriminalizado. Saudações baloeiras a todos que participaram deste lindo evento.

  11. Almir

    Tenho saudades dos tempos de festa junina e dos balões estão acabando com tudo.

Deixe um comentário