A páscoa em Leonidio
O grego grande (Ásia Menor) epifyllidografos e dramaturgo, gostava de Leonidas e particularmente o distrito de  Koilassou, Dimitris Psathas escreveu:
“Leonidio .. Em Patras só Carnaval e Páscoa “.
Aqui, a tradicional Leonidio revive um dos espetaculos mais original e antiga tradição Anastasios da Grécia. De cores variadas se dá o lançamento de “balões” na noite da ressurreição, um costume que existe apenas na cidade e revive o tempo todo. Ele é um dos mais originais e espetaculares da Páscoa personalizado na Grécia.
Em Cristo Ressuscitado é comemorado por todas as cinco paróquias com soltura de balões, que são embebidas com óleo e ar quente – que é mais leve – os balões com um toque técnico para exortar os paroquianos a liberá-los, eles sobem e culminam com por 30-40 minutos invadindo o céu, acrescentando 500-600 estrelas nesta  noite da ressurreição fraterna.


O show é único, quando o balão se queima devido a grande quantidade de óleo, ou mesmo quando misturado nos fios, a angústia culmina entre os participantes de cada paróquia por conta das falhas. Na sequencia as brincadeiras na manhã do domingo de Páscoa com churrasco na Cidade. Os Balões são preparados por crianças semanas atrás de cada paróquia, ficando entre 100-120.

Nós não sabemos a origem do costume, mas lembre-se que os mais velhos começaram
em torno de 1910-1915 (informações do falecido teólogo Nicholas Oikonomaki) por Papadimitriou Koutsogianni ou Karakli Evangelos. Os balões são geralmente fabricados de cor azul, verde, laranja, mas a cor predominante é o vermelho e amarelo.
No início da união de duas folhas de papel entre eles, por exemplo, um vermelho e um azul, depois torná-los, colocando quatro contraste de cores (vermelho-azul, azul-vermelho). Depois de quatro folhas de papel para fazer oito de oito dezesseis. Em seguida, faz -se a parte superior, a cúpula do balão. Junta-se a  bordas do vértice, corta-se e depois colar com cola branca encontrada no comércio (a cola do passado era feita de massa de glúten). Concluindo a colagem, costura-se um aro na boca do balão. Após o apoio da bucha montado transversalmente com um certo fio de arame e na  intersecção a bucha. Os balões de Leonidio só são acessos e soltos  quando o padre inicia o cantico Cristo ressuscitado, que tem um valor único, que em nenhum lugar é tão personalizado. Há, claro, junto com os balões temos a queima de fogueiras montadas  no meio do chão para o desconhecido (grande pilha de espinhos escondidos em- paroquianos correndo com velas para incendiar queimar os espinhos com os quais construiu a coroa de espinhos e fixado na parte frontal de Cristo os judeus) Judá é outra coisa para fazer Ressurreição em Lenidi único. São milhares de fogos de artifício e centenas dinamite lançada por “Cristo ressuscitou”. Ninguém sabe quem é o fabricante e quem os vende. Ninguém revela o grande segredo. Outra é no saco e outro saco da mulher ou filha, para evitar qualquer escrutínio da polícia. É custom-bit curso brutal e perigoso para a sacralidade do momento – e visitantes, aceitar e se alegram quando há razoável, e muito acima de todos atenção quando acionada. A noite de Sexta-feira Santa gama Epitaphs cinco das igrejas acompanhado por uma grande cruz de madeira, todos os querubins, toda a congregação e os sacerdotes do traje oficial deles encontrados no pré Heroon Memorial Square. Enquanto as orações são ditas, o coro da igreja fundada por kallikelados abençoado Pai Dimitrios Golegos cantar o “louvor”. Os olhos perusing todos os epitáfios sobre quem é mais ornamentado. O meninas sob a orientação de suas mães cuidadosamente editados, mas e contrição têm anthokentisei elaborado. As coroas, cruzes, o coroas e bordado outros violetas brancas e roxas, individuais e duplos, rosas, flores silvestres, e folhas de hera agiorgi fizeram seu milagre. Todos os concedidos. Não há segunda ou terceira. Todos são em primeiro lugar.
Sábado à noite, a tensão se antecipa  com as trevas. Rostos iluminados por pequenos balões e velas. Aproximando-se do ponto alto da Ressurreição. A bela capital e opitoresco pequeno balão vira um grande espetáculo no palco de som e luz. Junto com os fogos de artifício, de 500-600 balões são soltos das mãos, para viajar aos céus em sua jornada para as estrelas.

A tradição diz que quaisquer condições meteorológicas a prevalecer, quando de repente brisa oeste não sopra com relativa calma ,  a luz do fogo dos balões, por vezes, tornam-se visíveis até Spetses Nafplion.

Deixe um comentário