O balão de Santa Celestina é um balão de papel e alimentado apenas por ar quente que é lançado todos os anos no dia  08 de setembro em San Marcello Pistoiese por ocasião do aniversário de São Celestina, padroeira de Pistoia montanhas.

História do Balonismo Em 1832, o Thomas irmãos e Bartolomeu Cini fazer uma viagem para França e Suíça e a oportunidade de conhecer o filho Joseph Montgolfier Annonay, Elias, nasceu e foi a partir daquele momento uma amizade é uma relação comercial. Visitar um alternativo em 1835, os hóspedes de Elias Família Cini Montgolfier deu à família a fórmula para os balões papel de ar quente e provavelmente também alguns desenhos de como construi-los.A data do primeiro de São Celestino foi enviada entre 1836 e 1838 data provável de 1838, foi feita uma grande festa em honra da família Cini para a medalha de ouro na “Primeira exposição de produtos de fabricação da Toscana” e a restauração da procissão solene que não tinham sido feitas desde 1731 e jogou pela primeira vez a banda foi formada em San Marcello e conduzida por John Reitor, as cores eram já três Verde Branco e Tinto (não verticalmente, mas horizontalmente), o mesmo Bandeira da Guarda Cívica, que era o Comandante Bartolomeu Cini. Mesmo assim, no meio ao longo de sua circunferência inteira do balão era cravejado de estrelas, um símbolo que está localizado acima do brasão de armas de História da Família Cini .- O primeiro construtor, Benigni, chefe da “manifattori” fábrica de papel Cini de Lima (PT ), depois dele, Claudio Salvetti, por cerca de 40 anos, em seguida, seu filho Mario. O balão foi inflado por trás o velho palácio-Cartola Cini, disse que o lugar foi feito em debulha forjado antiga Fazenda Cini (este edifício foi demolido em 1960) manteve ancorado, e segurou corda pendurada anexado a outro entre dois telhados, uma corda que, quando o envelope é inflado (com panos embebidos em álcool e óleo) para o ponto em que todo o trabalho é puxado, a corda 64 m de comprimento, que foi guardada pela “Companhia das SS” foi cortada com uma foice pela Família Cini Fator .–1911-não obriga o balão tradicional, mas muito pequena. Era chamado de “balão de sarna,” porque era uma epidemia de tifo no lugar e foi proibida qualquer forma de assembramento.-1915-1920 – o balão não é enviado por causa da guerra e depois pela crise economica.-1926-quando o balão é trazido para o centro dell’piazza pega fogo mesmo antes do lançamento (o dizendo que se o balão não cruza a Campanile trazer infelicidade foi escrito em um jornal nos anos 80 por um jornalista local). -1939 – Último lançamento antes da guerra, imediatamente após o balão é derrubado fora e pegou fogo quando ele estava a altura dos telhados das casas, a praça estava muito assustada, mas nenhum dano. -1953 – O balão retorna após uma ausência de 14 anos, construída pela primeira vez em dois Sammarcellini “Fenzo Guerrini e Medini Enio” .-

Desde o primeiro lançamento, a tradição diz que se o balão passar por cima da torre do sino será um ano de sorte para a montanha inteira, e não de outra forma, como o balão chega, o melhor ano da vinda. Após o primeiro lançamento dos irmãos Montgolfier feita por 04 de junho de 1783, a idéia de lançar um balão também incentivou San Marcello, além disso, a partir da sala de estar do Montgolfier aconteceu com os 700 para a família Cini. Ambos os proprietários de uma fábrica, após a visita, as duas famílias e intensificar a troca de cartas em 08 de setembro de 1854, é o primeiro lançamento da praça da cidade. O design é cuidado pelos Montgolfier, a mente é a realização pelos trabalhadores da fábrica de Cini La Lima. No primeiro ano é caracterizado por branco e azul eo brasão de armas Cini, com a unificação da Itália se torna tricolor e nos anos do fascismo assume o fasces. Durante a Segunda Guerra Mundial, o lançamento do balão vai parar e os últimos pré-guerra lançado em 1939, tem lugar em um dia de muito vento, muito para acendê-lo: mau presságio. O lançamento do balão retomada em 1953: a partir deste momento, com raras exceções, o balão vai manter a sua bandeira forma. Desde 2004, o balão é lançado sem uma chama a bordo alimentado apenas por ar quente.

O balão é feito de 24 de cunhas de papel colado em branco, vermelho e verde de babados tricolor e azul. Fica a 15 metros de altura com uma circunferência de 30 metros com um volume total de 450 metros cúbicos e pesa cerca de 100 kg. Hoje é alimentado apenas por ar quente é soprado para o balão antes do lançamento. No curso de sua história foi alimentada por uma  tocha embebida em óleo e depois por combustível sólido (meta).

A história de balões de papel

O segundo país (depois França), onde fomos o primeiro vôo aerostáticos foi a Itália. Prof Landriana percebeu as primeiras experiências em 1783, em sua villa em Monza. O pensamento de ser capaz de fazer um carro mais leve que o ar na última coroar o desejo milenar do homem de voar na imensidão do céu, ele vai desenvolver muito rapidamente que o aerostáticos fenômeno italiano. Também viu o espetáculo do objeto em questão muitos na Itália o pensamento de usar o balão com o objetivo de animar festas e comemorações em geral. No século XIX, muitos fabricantes de balões, animada das festas com o lançamento espetacular de balões pequenos. A maior contribuição veio da paixão demonstrada através de muitos anos de trabalho pelo Pai barnabita Raffaele Martino.

De que a publicação póstuma em 1906 de um manual sobre a arte de fazer os balões de papel. Este livro tem dado um contributo significativo para a arte e foi creditado com um grande desenvolvimento de todo o território nacional. Ele atingiu o auge desse desenvolvimento entre os vinte e os quarenta anos deste século, então, principalmente por causa de vários incidentes, em muitos casos o trabalho de equivocada, eo obstáculo que causou começou a navegação aérea a proibição saltos por toda a Itália.

Atualmente, a arte dos balão sobreviveu e está viva em: CIVITELLA DE Tronto (TE), Ventotene (LT), Pacentro (AQ), San Marcello (PT), MONTEMERANO (GR), Castelplanio (AN), Blera (VT) , Papiano (PG), Elia Castel Sant ‘(VT), Acquaviva delle Fonti (BA) Turan (RI), até alguns anos atrás neste (bonita vila de Sabina) que estavam voando durante as férias em Agosto / Setembro , com 5 bolas .. Com a formação da AIR, que ocorreu em 1994, após inúmeros contatos destes territórios deu a necessidade de preservar da extinção desta arte fascinante de construção. Os ancestrais de alguns de nossos membros estão entre os primeiros fabricantes italianos de balões. Em San Marcello, houve contactos no fim dos 700 de uma família local (donos de uma fábrica) e, atualmente, o balão Montgolfier irmãos lança novamente em 08 de setembro em St. Celestina. Acquaviva delle Fonti em está longe de 1848, que é lançado a cada ano a bola tradicional dedicado à Virgem Maria protetora de Constantinopla.

Durante o festival o primeiro domingo de Setembro, dedicada ao Santo António e São Donato, afastar-se do centro da cidade de balões coloridos preparados à mão.

Deixe um comentário